Menu

A depressão tem tratamento?

Atualizado dia 11/24/2013 5:26:46 PM em Psicologia
por Karin Veronica Teixeira da Silva


Facebook   E-mail   Whatsapp

Sim, mais de 80% das pessoas com depressão melhoram com tratamento apropriado. Os tratamentos para depressão incluem principalmente a psicoterapia e os medicamentos.

A psicoterapia é popularmente chamada de terapia " para conversar". Na depressão , a psicoterapia ajuda o indivíduo a encontrar novas formas de lidar com seus problemas, identificar e entender um pouco mais sobre a doença e como evitá-la no futuro.

Os medicamentos que corrigem o desequilíbrio químico das substâncias no cérebro são chamados de antidepressivos. Os antidepressivos mais modernos geralmente são eficazes, bem tolerados, seguros e não causam vício ou dependência, mesmo se utilizados por muito tempo e em doses elevadas.
São necessárias algumas semanas para que o efeito dos antidepressivos aconteça. Até que o efeito ocorra, não se deve exigir do paciente com depressão uma mudança radical de comportamento, porque ele ainda não vai estar pronto para isso; é como se pedíssemos para uma pessoa que acabou de tirar o gesso de uma perna quebrada correr. É muito importante que o paciente e seus familiares compreendam que a depressão é uma doença médica real e que necessita de tratamento específico.
O que causa a depressão?

A depressão é causada por um desequilíbrio nas concentrações de algumas substâncias do cérebro. Outras coisas podem causar ou favorecer o surgimento da depressão, tais como:

. Experiências de vida como divórcio, morte da esposa ou do marido, perda de um emprego ou problemas financeiros graves;

. Abuso de álcool ou outras drogas;

. Algumas medicações e outras doenças;

. Em mulheres, mudanças hormonais após o parto;

. Em idosos, doenças como o câncer, Alzheimer e Parkinson;

. História familiar de depressão;

Mesmo que a causa da depressão não seja identificada, na maioria dos casos, há a possibilidade de melhora através do tratamento adequado.
Quais são os sinais e sintomas da depressão?

Existem vários sinais e sintomas que estão presentes na depressão. Alguns deles podem ser:

- Tristeza ou irritação durante a maior parte do dia, quase todos os dias;
- Perda de interesse ou do prazer por atividades que antes eram agradáveis durante a maior parte do dia, quase todos os dias;
- Mudanças súbitas no apetite ou no peso, sem explicação;
- Insônia ou necessidade de sono aumentada;
- Agitação ou prostração (observada pelos outros);
- Sensação constante de cansaço ou perda de energia;
- Sentimentos frequentes de inferioridade ou culpa;
- Dificuldade de concentração e em tomar decisões;
- Pensamentos frequentes sobre morte ou suicídio.

Uma pessoa não precisa estar com todos esses sintomas para ter depressão. Os sintomas irão variar de pessoa para pessoa. Por exemplo, quando comparamos mulheres deprimidas e homens deprimidos, elas costumam apresentar mais sintomas de culpa, ganho de peso, ansiedade, problemas alimentares e necessidade de sono aumentado do que eles.
Como você pode ajudar no seu tratamento?

Diga ao seu médico o nome de todos os medicamentos que está em uso e que fez uso nos últimos 15 dias, mesmo dos que não necessitam de receita médica, como vitaminas e medicamentos naturais. Se você for acompanhar um paciente idoso com depressão, lembre-se de anotar o nome de todos os medicamentos que ele faz uso para entregar ao médico.

Siga todas as recomendações de seu médico sobre como, quando e por quanto tempo tomar o medicamento, contate o seu médico para saber o que deve ser feito.

Utilize a medicação exatamente na dose prescrita e durante o tempo recomendado pelo seu médico, mesmo que você já se sinta bem. Se você não seguir essas recomendações é possível que a sua depressão retorne, talvez pior.

Sempre converse com o seu médico sobre como se sente, o que mudou, e quando mudou. Qualquer sensação diferente, agradável ou não, deve ser dita, pois pode ter relação com o medicamento em uso ou com a doença. Lembre-se de dizer ao médico que está tratando da sua depressão quais são os outros medicamentos que você está usando, prescritos por outros médicos. As informações que você levará ao seu médico são fundamentais para a avaliação da evolução do seu tratamento e ajudarão a definir a necessidade de acréscimo de outros medicamentos, de ajustes de dose para mais ou para menos ou mesmo da mudança da medicação.

Não tenha medo nem vergonha de ter depressão.
A DEPRESSÃO É UMA DOENÇA E DEVE SER ENCARADA COMO TAL.
A depressão tem tratamento.

A prática regular de exercícios físicos, uma alimentação balanceada, o estabelecimento de uma rotina para o horário de sono e a redução ou a eliminação da ingestão de cafeína e de álcool também podem lhe ajudar a se sentir melhor.
O que é a depressão?

Qualquer pessoa pode ficar triste, ter um momento de mau humor em função de uma decepção amorosa ou profissional, da perda de alguém querido etc. Porém, a depressão é diferente, não é uma tristeza nem fraqueza de caráter.

A depressão é uma doença que influencia as atitudes das pessoas perante as suas vidas e as dos que estão ao seu redor. A depressão altera os sentimentos e reduz a sensação de bem-estar; muda a forma de pensar, as escolhas, o comportamento e as crenças das pessoas.

A depressão afeta milhões de pessoas a cada ano, independentemente da idade, do sexo, da raça, da religião e das condições econômicas e sociais. Da mesma forma que o diabetes, a asma e as doenças do coração, a depressão necessita de tratamento através de cuidados médicos. Quando não tratada pode durar meses e, em alguns casos, anos. Os prejuízos são incalculáveis.

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 10


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Karin Veronica Teixeira da Silva   
Karin Veronica é especialista em Neuropsicologia, trabalhando com Transtorno Afetivo Bipolar, Transtorno de Ansiedade, TOC,PÂNICO,TDAH,PSICOONCOLOGIA,STRESS. Trabalha com grupos semanais, trabalhando no stress através de técnicas de relaxamentos e hipnose. Trabalha com grupos de adolescentes. Orientação Profissional. Gerontologia
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa