Home > Autoconhecimento

A dor que cura!
por Paulo Salvio Antolini

A dor que cura!

Logo que iniciou a sessão, ela me disse: “Fazer terapia mexe com a cabeça da gente, além de nos levar a refletir, desenterra fatos passados e que fizemos por esquecer!” Então, comentei que terapia muitas vezes também é um processo doloroso. Ao que ela respondeu, “mas é a dor que cura!”.

Sim, para todas as afirmações do parágrafo acima. Através dela são “desenterrados” fatos que aprendemos a sufocar, porém, que continuam a agir em nós sorrateiramente, sem que tenhamos consciência do que está nos movendo. Leva sim a muita reflexão, o que significa retomar nossa capacidade de raciocinarmos abertamente e com direção, com foco. Sim para o ser doloroso. Só olharmos que se precisamos sufocar certas passagens de nossa existência, boas elas não eram. E sim para a afirmação que são dores que nos levarão à compreensão e a derradeira “cicatrização dessas feridas”.

São dores porque ocorrem descobertas de situações vividas e que foram deixadas para trás sem terem sido resolvidas. Ao serem identificadas trazem à luz os fatores que estão influenciando nossos comportamentos. São dores muitas vezes intensas, mas os que têm a disposição de olhá-las de frente, encontrarão então o “remédio” que cura.

Entendam “remédio” como expressão da forma como as pessoas passarão a ver suas situações e a consciência então mais ampla de todo o seu contexto, podendo assim, modificá-lo e atingir novos resultados.

Esta mesma cliente falou sobre o quanto viveu anos em função de agradar os outros, não percebendo que cada Sim que deveria ter sido um Não a feria mais e mais. “Eu mesma estava me machucando e não identificava as razões de tamanha tristeza”.

Inúmeros os casos onde a angústia e o desencanto estão apoiados na falta de assertividade, falta da pessoa saber se colocar. Saber se fazer respeitar. Muitas para aprenderem a fazer isso necessitam da ajuda de um processo terapêutico, pois não sentem ter a energia necessária para enfrentarem as pressões que virão se estiverem sós. E também o esclarecimento de conceitos distorcidos que possuem sobre si mesmas e suas ações.

No processo, começam a identificar sua igualdade com os demais, assim como reencontrar suas identidades, buscando então as mudanças em si mesmas e não mais naquelas que as cercam.

Aprendem que existem formas de se expressar onde serão compreendidas, nem sempre aceitas, mas compreendidas. Passam a perceber que somente com uma mudança pessoal, os meios em que vivem passarão a emitir respostas diferentes. Pronto, eis que os meios externos se alteraram.

Quando se pratica a mudança pessoal, poderá ocorrer perdas, porém, ocorrerão também muitos ganhos. O maior deles é a paz interior gerada pelo encontro consigo mesma. Pela identificação de que é um Ser Humano e que merece e deve ser respeitado (a) como tal.


Texto Revisado


Consulte grátis
     
 
Compartilhe
   


Autor: Paulo Salvio Antolini   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   
Publicado em 11/08/2018

Veja também
A mente e a realidade
Como diminuir a carência e a solidão
Vamos malhar o Judas?
Para separar é preciso mais amor do que para casar!
Velha-moça - Menina feliz!
Ou você muda ou o mundo irá mudá-lo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.



Energias para Hoje
segunda-feira, 22 de abril de 2019

energia
I-Ching: 42 – I – AUMENTO
Momento de crescimento, que significa melhora não só no aspecto material mas também no espiritual. Ele acontece quando as ações e, acima de tudo, os sacrifícios são feitos em favor dos outros.


energia
Runas: Eihwas
50% já está conquistado, o resto e com você. Aja!


22
Numerologia: Idealismo
Dia para dedicar-se a obras que beneficiem todos ao seu redor. As atitudes devem ser abrangentes enfocando grupos de pessoas. Mantenha os pés firmes no chão e aja de forma a melhorar as coisas para os outros.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes




+ Lidos da Semana anterior
1. Suas barreiras são reais ou imaginárias?
2. Está na hora de tomar uma atitude!
3. Você faz de tudo pelo outro e não é valorizada nem desejada como gostaria?
4. Quando você vai começar a falar?
5. A intuição nos conecta com Deus
6. Aprendendo a não-ação
7. Liberte-se das influências
8. Canção-Krishna de Alma Para Alma

 
© Copyright 2000 - 2019 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa