Home > Autoconhecimento

A dor que cura!
por Paulo Salvio Antolini

A dor que cura!

Logo que iniciou a sessão, ela me disse: “Fazer terapia mexe com a cabeça da gente, além de nos levar a refletir, desenterra fatos passados e que fizemos por esquecer!” Então, comentei que terapia muitas vezes também é um processo doloroso. Ao que ela respondeu, “mas é a dor que cura!”.

Sim, para todas as afirmações do parágrafo acima. Através dela são “desenterrados” fatos que aprendemos a sufocar, porém, que continuam a agir em nós sorrateiramente, sem que tenhamos consciência do que está nos movendo. Leva sim a muita reflexão, o que significa retomar nossa capacidade de raciocinarmos abertamente e com direção, com foco. Sim para o ser doloroso. Só olharmos que se precisamos sufocar certas passagens de nossa existência, boas elas não eram. E sim para a afirmação que são dores que nos levarão à compreensão e a derradeira “cicatrização dessas feridas”.

São dores porque ocorrem descobertas de situações vividas e que foram deixadas para trás sem terem sido resolvidas. Ao serem identificadas trazem à luz os fatores que estão influenciando nossos comportamentos. São dores muitas vezes intensas, mas os que têm a disposição de olhá-las de frente, encontrarão então o “remédio” que cura.

Entendam “remédio” como expressão da forma como as pessoas passarão a ver suas situações e a consciência então mais ampla de todo o seu contexto, podendo assim, modificá-lo e atingir novos resultados.

Esta mesma cliente falou sobre o quanto viveu anos em função de agradar os outros, não percebendo que cada Sim que deveria ter sido um Não a feria mais e mais. “Eu mesma estava me machucando e não identificava as razões de tamanha tristeza”.

Inúmeros os casos onde a angústia e o desencanto estão apoiados na falta de assertividade, falta da pessoa saber se colocar. Saber se fazer respeitar. Muitas para aprenderem a fazer isso necessitam da ajuda de um processo terapêutico, pois não sentem ter a energia necessária para enfrentarem as pressões que virão se estiverem sós. E também o esclarecimento de conceitos distorcidos que possuem sobre si mesmas e suas ações.

No processo, começam a identificar sua igualdade com os demais, assim como reencontrar suas identidades, buscando então as mudanças em si mesmas e não mais naquelas que as cercam.

Aprendem que existem formas de se expressar onde serão compreendidas, nem sempre aceitas, mas compreendidas. Passam a perceber que somente com uma mudança pessoal, os meios em que vivem passarão a emitir respostas diferentes. Pronto, eis que os meios externos se alteraram.

Quando se pratica a mudança pessoal, poderá ocorrer perdas, porém, ocorrerão também muitos ganhos. O maior deles é a paz interior gerada pelo encontro consigo mesma. Pela identificação de que é um Ser Humano e que merece e deve ser respeitado (a) como tal.

Texto Revisado


Consulte grátis
     
 
Compartilhe
   


Autor: Paulo Salvio Antolini   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   
Publicado em 11/08/2018

Veja também
O medo de ir mais longe
Existem mesmo planetas maléficos e benéficos?
Como é e o que fazer quando se é filho de pais narcisistas perversos?
Quando o coração voa pelas estrelas...
Qual é a cor do seu sonho?
Qual a origem de seus conflitos atuais?

Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.



Energias para Hoje
segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

energia
I-Ching: 30 – LI – ADERIR
A energia do fogo indica o caminho certo de suas ações. Mas ao atingir o sucesso não esqueça daqueles que o ajudaram.


energia
Runas: Dagaz
Abra-se! Surpresas agradáveis em todos os campos.


10
Numerologia: Pioneirismo
A criatividade e as idéias novas devem receber atenção especial hoje. É um bom dia para pensar em você, nos seus desejos, metas de vida e em seu sucesso. Comece por seus planos de ação hoje.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes




+ Lidos da Semana anterior
1. O que fortalece a sua autoestima e não te deixa ficar num relacionamento abusivo?
2. 3 Exercícios para ser uma mulher (mais) autêntica
3. Quando o amor faz o abismo virar céu...
4. Como aproveitar o trânsito de Júpiter sobre meu Mapa Natal?
5. A empatia
6. Você é um leão ou um carneiro?
7. Meu coração está cheio de Luz
8. Não conheço meu horário de nascimento: Posso fazer um mapa astral?

 
© Copyright 2000 - 2018 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa