Menu

A dor que cura!

Atualizado dia 11/8/2018 9:23:12 AM em Psicologia
por Paulo Salvio Antolini


Facebook   E-mail   Whatsapp

Logo que iniciou a sessão, ela me disse: “Fazer terapia mexe com a cabeça da gente, além de nos levar a refletir, desenterra fatos passados e que fizemos por esquecer!” Então, comentei que terapia muitas vezes também é um processo doloroso. Ao que ela respondeu, “mas é a dor que cura!”.

Sim, para todas as afirmações do parágrafo acima. Através dela são “desenterrados” fatos que aprendemos a sufocar, porém, que continuam a agir em nós sorrateiramente, sem que tenhamos consciência do que está nos movendo. Leva sim a muita reflexão, o que significa retomar nossa capacidade de raciocinarmos abertamente e com direção, com foco. Sim para o ser doloroso. Só olharmos que se precisamos sufocar certas passagens de nossa existência, boas elas não eram. E sim para a afirmação que são dores que nos levarão à compreensão e a derradeira “cicatrização dessas feridas”.

São dores porque ocorrem descobertas de situações vividas e que foram deixadas para trás sem terem sido resolvidas. Ao serem identificadas trazem à luz os fatores que estão influenciando nossos comportamentos. São dores muitas vezes intensas, mas os que têm a disposição de olhá-las de frente, encontrarão então o “remédio” que cura.

Entendam “remédio” como expressão da forma como as pessoas passarão a ver suas situações e a consciência então mais ampla de todo o seu contexto, podendo assim, modificá-lo e atingir novos resultados.

Esta mesma cliente falou sobre o quanto viveu anos em função de agradar os outros, não percebendo que cada Sim que deveria ter sido um Não a feria mais e mais. “Eu mesma estava me machucando e não identificava as razões de tamanha tristeza”.

Inúmeros os casos onde a angústia e o desencanto estão apoiados na falta de assertividade, falta da pessoa saber se colocar. Saber se fazer respeitar. Muitas para aprenderem a fazer isso necessitam da ajuda de um processo terapêutico, pois não sentem ter a energia necessária para enfrentarem as pressões que virão se estiverem sós. E também o esclarecimento de conceitos distorcidos que possuem sobre si mesmas e suas ações.

No processo, começam a identificar sua igualdade com os demais, assim como reencontrar suas identidades, buscando então as mudanças em si mesmas e não mais naquelas que as cercam.

Aprendem que existem formas de se expressar onde serão compreendidas, nem sempre aceitas, mas compreendidas. Passam a perceber que somente com uma mudança pessoal, os meios em que vivem passarão a emitir respostas diferentes. Pronto, eis que os meios externos se alteraram.

Quando se pratica a mudança pessoal, poderá ocorrer perdas, porém, ocorrerão também muitos ganhos. O maior deles é a paz interior gerada pelo encontro consigo mesma. Pela identificação de que é um Ser Humano e que merece e deve ser respeitado (a) como tal.


Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Paulo Salvio Antolini   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa