Menu

A geração: muito curso, pouca ação

Atualizado dia 10/29/2021 11:22:34 AM em Psicologia
por Andrea Pavlo


Facebook   E-mail   Whatsapp

Fui convidada para, amanhã, fazer um talk com assistentes virtuais. Na verdade, elas ainda não trabalham e é justamente por isso que fui convidada para o talk. Elas estudam, e muito. Conhecem os melhores apps, as técnicas, a maneira como falar com um cliente de cara área. Elas aprendem, como aprendiam as secretárias, mas não colocam nada em prática. Não se sentem prontas!
Resolvi escrever sobre os pontos que vou abordar no talk e tenho certeza de que muitas pessoas vão se identificar. A maneira como as pessoas têm levado a sua vida está beirando a neurose, e acho um assunto necessário.

Sim, dá medo. E ninguém sai advogado de um curso de direito ou psicóloga de um curso de psicologia. A realidade nua e crua é que só saímos da faculdade, sabendo o básico e treinados minimamente. Saberemos onde procurar as informações necessárias até que um dia, depois de muito tempo, não precisaremos mais procurar. Mas só a ação que pode transformar um bacharel em uma profissão.

Quando me formei psicóloga, já atendia como taróloga e, mesmo assim, eu não tinha autoconfiança. Demorei para encontrar a minha primeira paciente e mesmo assim pensava que ia fazer tudo errado. Um dia, ouvindo o meu mentor da época, escutei: pense que você não está sozinha com o paciente no consultório. Pense que você está conectada a uma inteligência superior, o seu inconsciente ou Deus, que sabe todas as respostas e que só vai usar você para que o paciente ouça o que ele precisa. Bingo! As inseguranças desapareceram.

A segurança real veio quando, depois de dois anos de atendimento da minha primeira paciente, ela estava ótimo. Largou um marido abusivo, trocou de emprego e comprou seu apartamento dos sonhos. Pensei, esse negócio de conexão funciona mesmo...

A insegurança tem duas fontes: perfeccionismo e comparação. Na verdade, os dois se tornam mecanismos de defesa e o protegem de um possível sofrimento e frustração. Mas não é nada, real, só medo.

No perfeccionismo, exigimos de nós algo que é impossível: que nada saia errado nunca. Impossível falando, mas dentro da nossa mente faz sentido. Ela lhe diz que não está bem-feito, que poderia ser melhor. Que você não tem direito ao erro ou à falta e que ninguém vai querer um trabalho tão malfeito. Não está, mas você ouve a sua mente.
Segundo: você se compara. E a comparação é sempre, sempre muito cruel. É como comparar um menino de 9 anos, que está aprendendo a jogar bola, com o Neymar. Nos comparamos com os melhores, aquele que ainda não temos condições de alcançar. Nos tornamos arrogantes, achando que poderemos colocar em prática quando tivermos aquele nível. O que ninguém lhe conta é que o Neymar tinha talento sim, mas só virou quem é, depois de muito treino e muito erro. E quem, numa multidão de contas de Instagram quer errar? Não é mesmo.

A ação é só isso mesmo. Agir. Vai lá e faz. Mete as caras, insiste, se coloque vulnerável. Mostre que você tem defeitos, que faz umas coisas bem ruins às vezes, mas que, no geral, isso não lhe diminui. Não se diminua quando os erros acontecerem, eles são só degraus para o sucesso. E, nunca se compare a pessoas com muito mais tempo e experiencia que você. Lembre-se: eles já estiveram no seu lugar.

Chega de aprender nos livros. Vamos agir para aprender.
Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 92


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Andrea Pavlo   
Psicoterapeuta, taróloga e numeróloga, comecei minhas explorações sobre espiritualidade e autoconhecimento aos 11 anos. Estudei psicologia, publicidade, artes, coaching e várias outras áreas que passam pelo desenvolvimento humano, usando várias técnicas para ajudar as mulheres a se amarem e alcançarem uma vida de deusa.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa