Menu

A importância das pequenas decisões

Atualizado dia 3/10/2010 2:52:50 PM em Psicologia
por Iole Maria Bonetti


Facebook   E-mail   Whatsapp

A nossa vida é feita de decisões e escolhas; a todo instante cada um de nós tem que tomar decisões. Essas escolhas e decisões moldam o que somos hoje, onde nos encontramos ou com quem vivemos.

Muitas pessoas perdem oportunidades por não conseguirem se decidir e muitas entram em depressão porque não tomaram uma atitude em determinado momento e estão sempre protelando para o amanhã. E esse amanhã, na maioria das vezes, não existe, nunca acontece.

A decisão carrega consigo o medo de mudanças, o medo do novo. Por que será que tudo o que é novo, não habitual, diferente daquilo com o que estamos acostumados, nos causa tanto medo?
Sempre que somos levados a enfrentar uma mudança em nosso padrão de vida, nos vemos tomados por um temor de que algo de ruim venha acontecer. Provavelmente isto aconteça porque fomos ensinados a procurar segurança, a procurar por situações em que nos sintamos confortáveis e acomodados.

Embora a existência seja feita de mudanças - e para constatarmos isto basta observar o fluxo ininterrupto de mutações que a natureza nos revela cotidianamente -, nós, seres humanos, insistimos em construir uma vida estável, onde nada nos surpreenda, ou nos faça sentir a ansiedade diante do desconhecido.

Outro fator importante é que uma situação nova não traz consigo uma clareza, não conseguimos enxergar lá na frente; apostamos em algo que não temos a certeza de que dará certo.

Sempre que pensamos em decisões nos reportamos a grandes escolhas, como: que profissão escolher, a decisão de se casar com tal pessoa, comprar tal imóvel, entrar num financiamento, etc...

Acredito na importância das pequenas decisões do dia-a-dia; como exercício, como treinamento permanente para realizarmos as grandes decisões que irão mudar o rumo de nossas vidas.

O sucesso é o resultado dessas pequenas decisões: decidir se empenhar por um padrão mais elevado, decidir contribuir, decidir alimentar sua mente, em vez de permitir que o ambiente o controle - essas pequenas decisões criam a experiência de vida que chamamos de sucesso.

Decida-se já ao acordar como será o seu dia: se agradável, dinâmico, chato, amigável, etc. Não tenha medo. Tome uma atitude, resolva, decida-se agora. Se quer viajar... viaje; se quer alguém... vá à luta; se não gosta mais da pessoa que está ao seu lado fale agora; não "empurre com a barriga".

Os músculos se fortalecem com sua utilização e o mesmo acontece com os seus músculos de tomar decisões. Tome decisões com freqüência, pois quanto mais decisões você toma, melhores elas ficam.

Pense neste novo momento como uma oportunidade; sinta a atração e o encantamento deste novo momento. Seja curioso; tenha fé e acredite no que está por vir, naquilo que ainda não enxergamos com nossos olhos, mas podemos sentir como uma certeza "insana" de que virá. Você não vai acreditar na energia e na animação que isso cria em sua vida.

Já dizia o grande escritor e pensador Goethe:

"Em relação a todos os atos de iniciativa e de criação, existe uma verdade fundamental cujo desconhecimento mata inúmeras idéias e planos esplêndidos: a de que no momento em que nos comprometemos definitivamente, a providência move-se também. Toda uma corrente de acontecimentos brota da decisão, fazendo surgir a nosso favor toda sorte de incidentes e encontros e assistência material que nenhum homem sonharia que viesse em sua direção.

O que quer que você possa fazer ou sonhe que possa, faça!

Coragem contém genialidade, poder e magia.

Comece agora!!!" 

Texto revisado




Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 24


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Iole Maria Bonetti   
Psicologa/Psicanalista Tels: 11 963439030
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa