Autoconhecimento Autoajuda e Espiritualidade
 
auravide auravide

A importância de deixar ir...

por Marília Lopes
A importância de deixar ir...

Publicado dia 23/2/2012 em Psicologia

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp


Muitos de nós temos uma enorme dificuldade de fechar ciclos, de virar a página, de deixar ir... Não aceitamos a morte daquilo que um dia fomos, daquilo que um dia foi nosso, daquilo que fez parte da nossa identidade, do nosso cotidiano, da nossa vida. O amor que se foi, o emprego que perdemos, o corpo magro que já tivemos, os pais e/ou filhos ou amigos que se foram pelos caminhos da vida.

Tentamos a todo custo não aceitar essa perda, procuramos o culpado, sofremos a dor de um luto, ficamos tristes, não aceitamos facilmente a nossa nova realidade. Nos prendemos a uma condição que não faz mais parte do presente, ficamos imersos no sofrimento, rememorando o fato acontecido. Algumas pessoas ao sofrerem uma perda dolorosa, sofrem sozinhas, longe das pessoas queridas, outras já sentem a necessidade de "sofrer junto" dividir o sofrimento com os amigos, e através do carinho dos mesmos, tentam fazer a travessia da dor.

Nessas duas maneiras, geralmente a autoestima é afetada, a pessoa encontra-se sem força para seguir, sem motivação para dá continuidade ao cotidiano. Porém, é necessário que a nossa história prossiga, por isso é fundamental deixar ir o que perdemos.

Deixar ir não é esquecer, não deixar de sofrer, não deixar de pensar, deixar ir é viver o presente, acreditando no futuro, é aceitar o que a vida tem nos dado de presente, é aceitar a maneira que ela tem se apresentado a nós, é pensar como nós temos nos apresentado a ela. Devemos (ou pelo menos tentar) receber tudo com sabedoria, tudo na vida tem um lado positivo, a perda também tem, nem que seja o aprendizado -o que de longe já é um enorme presente- Lutar contra nossos medos, nossas tristezas, nossas dificuldades, nossos monstros diários é se aproximar da nossa humanidade, precisamos sofrer, chorar, e como diz a música, levantar, sacodir a poeira e dá a volta por cima, abrindo-se às novas possibilidades. Quando um ciclo se fecha, a vida nos presenteia com outro, talvez até melhor do que aquele que estávamos acostumados. Saimos de um sofrimento, na maioria das vezes, mais fortalecidos, mais humanos, saimos com outros valores, saimos maiores! Por isso é tão importante o deixar ir.

Texto revisado
Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo


Gostou deste Artigo?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 74

Sobre o Autor: Marília Lopes   
Terapeuta.
E-mail: [email protected]
Visite o Site do autor e leia mais artigos.


Veja também
artigo Você tem realmente esse tal Livre Arbítrio?
artigo Contrato com a morte
artigo Estesia
artigo A mudança deve ser interna

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.





horoscopo


auravide

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2020 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa