Menu

A importância de deixar ir...

Atualizado dia 2/23/2012 1:50:21 PM em Psicologia
por Marília Lopes


Facebook   E-mail   Whatsapp

Muitos de nós temos uma enorme dificuldade de fechar ciclos, de virar a página, de deixar ir... Não aceitamos a morte daquilo que um dia fomos, daquilo que um dia foi nosso, daquilo que fez parte da nossa identidade, do nosso cotidiano, da nossa vida. O amor que se foi, o emprego que perdemos, o corpo magro que já tivemos, os pais e/ou filhos ou amigos que se foram pelos caminhos da vida.

Tentamos a todo custo não aceitar essa perda, procuramos o culpado, sofremos a dor de um luto, ficamos tristes, não aceitamos facilmente a nossa nova realidade. Nos prendemos a uma condição que não faz mais parte do presente, ficamos imersos no sofrimento, rememorando o fato acontecido. Algumas pessoas ao sofrerem uma perda dolorosa, sofrem sozinhas, longe das pessoas queridas, outras já sentem a necessidade de "sofrer junto" dividir o sofrimento com os amigos, e através do carinho dos mesmos, tentam fazer a travessia da dor.

Nessas duas maneiras, geralmente a autoestima é afetada, a pessoa encontra-se sem força para seguir, sem motivação para dá continuidade ao cotidiano. Porém, é necessário que a nossa história prossiga, por isso é fundamental deixar ir o que perdemos.

Deixar ir não é esquecer, não deixar de sofrer, não deixar de pensar, deixar ir é viver o presente, acreditando no futuro, é aceitar o que a vida tem nos dado de presente, é aceitar a maneira que ela tem se apresentado a nós, é pensar como nós temos nos apresentado a ela. Devemos (ou pelo menos tentar) receber tudo com sabedoria, tudo na vida tem um lado positivo, a perda também tem, nem que seja o aprendizado -o que de longe já é um enorme presente- Lutar contra nossos medos, nossas tristezas, nossas dificuldades, nossos monstros diários é se aproximar da nossa humanidade, precisamos sofrer, chorar, e como diz a música, levantar, sacodir a poeira e dá a volta por cima, abrindo-se às novas possibilidades. Quando um ciclo se fecha, a vida nos presenteia com outro, talvez até melhor do que aquele que estávamos acostumados. Saimos de um sofrimento, na maioria das vezes, mais fortalecidos, mais humanos, saimos com outros valores, saimos maiores! Por isso é tão importante o deixar ir.

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 75


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Marília Lopes   
Terapeuta.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa