Menu

A Organização das suas prioridades revelará os seus talentos

Atualizado dia 2/21/2013 10:58:17 AM em Psicologia
por Bruno Gimenes


Facebook   E-mail   Whatsapp

Até mesmo os maiores visionários do século passado jamais poderiam ter imaginado que a nossa vida nos dias atuais se tornaria tão corrida, tão agitada e, principalmente, tão alvejada de informações -grande parte em tempo real- provenientes das mais diversas mídias. A interatividade e o entretenimento assumiram proporções tão expressivas nesta era de tecnologias avançadas, o que realmente está agitando os nossos cérebros. A atmosfera de informações que vivemos em um dia, do ponto de vista de quantidade de informações oferecidas a uma pessoa, não seria possível nem se acumulássemos cinco anos, se tomarmos como referência a década de 90, por exemplo.

Nos dias de hoje, as informações em bytes que uma criança de oito anos já recebeu só era conseguido com oitenta anos de idade, se considerássemos a década de 70. Antigamente, a escola representava mais de 50% de toda a informação que uma criança absorvia, ou seja, o que ela via no ensino fundamental significava mais da metade dos aprendizados básicos que ela tinha. Atualmente, pesquisas mostram que esse número já é menor do que 8%. Em outras palavras, 92% de tudo que uma criança experimenta como cultura, informação e absorção de conteúdos tem origens distintas da escola. Além disso, as redes sociais estão mudando a forma das pessoas interagirem umas com as outras, bem como o modo de existir em sociedade.

É com essa incrível mudança de paradigma, comportamento e hábitos que temos que lidar quando o assunto é organização de tempo, priorização de atividades e, especialmente, o desenvolvimento de talentos.

Mas será que em meio a essa atmosfera densa de informações de toda espécie, você está realmente achando tempo para fazer o que, de fato, a sua alma precisa? E os seus talentos, você já os conhece? E se já conhece, já está se beneficiando de seus potenciais? Está vivendo a sua vida com foco nessas potencialidades?

É provável que assim como a maioria das pessoas neste mundo, você esteja se confundindo em meio as inúmeras tarefas e informações que surgem na sua rotina, e o que é pior, também é provável que você não esteja vivendo o melhor que pode viver. E se você estiver vivendo assim, certamente estará arcando com consequências bem conhecidas. As principais entre elas são:

-Excesso de cansaço físico e mental:
você frequentemente se vê em um estado letárgico, com a mente dispersa, com pensamentos vagos e com a mente acelerada, mesmo que o corpo não esteja no mesmo ritmo.

-Efeito nota 5: você deixa de ter brilho nos olhos, perde energia para fazer o que realmente importa e tudo que lhe faz bem. Desta forma, também não utiliza os seus talentos e acaba se tornando uma pessoa sem grandes diferenciais;

-Sentimento de incapacidade: você começa a deixar de lado os seus sonhos, as suas metas e a sua ideologia de vida, e não demora, começa a ser engolido pela rotina. Em outras palavras, você pára de lutar.

- Você se torna o efeito: como se cansa e deixa a vida lhe levar, também paga um preço caro por abdicar de ser o líder da sua vida e o criador da sua realidade. Consequentemente, será sugado para um campo de lamentações, críticas, falta de entusiasmo e perda da criatividade. Quando você deixa de ser causa e passa a ser efeito, você deixa de dar a sua contribuição para melhorar o mundo, e aceita que outras pessoas façam isso por você, mesmo que a visão delas sobre mundo perfeito seja diferente da sua.

Para aprofundar, convido-lhe a uma reflexão. Então, pergunte-se:

1 você está pagando o preço da dispersão mental ou a sua organização de prioridades está boa?
2 Você conhece os seus talentos? E se conhece, está explorando bem cada um deles para fazer a sua vida melhor?
3 Você está satisfeito com a sua rotina, organização de tempo ou com as suas metas? Você tem metas?

Se você sentiu algum desconforto ao pensar na resposta para cada uma das questões, entenda que existe um conjunto de atitudes, técnicas e práticas que você precisa conhecer para mudar a sua realidade e experimentar o sabor maravilhoso de provar os seus maiores talentos. Aqui apresentarei uma pequena amostra.

Antes de você continuar lendo este conteúdo, eu lhe pergunto: você realmente está comprometido para mudar essa realidade? Você quer mesmo renovar as suas perspectivas? Você quer realmente caminhar no sentido de uma vida de sucesso? Comprometimento é a senha, se você tem, então, terá passe livre nas principais barreiras que impedem o crescimento da maioria das pessoas no mundo. Agora, encontre um momento de paz mental e concentração para começar a tarefa a seguir, pois elas irão lhe ajudar a mudar esta realidade. Analise todas essas áreas da sua vida, dando uma nota de 0 a 10 para cada uma delas. Considerando 0 um baixo índice de satisfação que você tem em relação a área da sua vida e 10 alto índice de satisfação.

1 Na área da qualidade de Vida:
Espiritualidade (Nota= )
Diversão e Hobbies (Nota= )
Plenitude e felicidade (Nota= )
2- Na área pessoal:
Saúde e disposição (Nota= )
Desenvolvimento intelectual (Nota= )
Equilíbrio emocional (Nota= )
3 - Na área profissional:
-Realização e propósito (Nota= )
-Recursos financeiros (Nota= )
-Contribuição social (Nota= )
4 - Na área dos relacionamentos:
-Família (Nota= )
-Desenvolvimento amoroso (Nota= )
-Vida social (Nota= )

Ações:
-Escolha entre todas as áreas, os três que tiveram a pior nota.
- Crie uma meta, mesmo que pequena e simples, para que você comece agora, já, neste instante, a mudar esses aspectos negativos.
- Entenda que quando você melhorar qualquer aspecto, os outros 11 ( do total dos 12 citados) apresentarão consequências positivas, pois as áreas se conectam entre si.
- Avalie as principais tarefas da sua vida no momento e perceba quantas delas estão realmente relacionadas às áreas que você quer mudar.
- Escolha manter as principais atividades que você faz que mantém ou aumentam a nota dos doze item citados.
- Escolha excluir da sua rotina as atividades que você faz que não contribuem em nada para as doze áreas, dando prioridade especial àquelas que prejudicam as notas dos 3 itens que você escolheu como sendo as suas áreas mais frágeis.



Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 94


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Bruno Gimenes   
Professor e palestrante, ministra cursos e palestras pelo Brasil.

Conheça seus livros
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa