Menu

A perda de energias!

Atualizado dia 7/18/2016 6:28:01 AM em Psicologia
por Paulo Salvio Antolini


Facebook   E-mail   Whatsapp

É impressionante como as pessoas não percebem o quanto de energia é desviada dos objetivos que dizem serem comuns a todos os envolvidos. Será que os objetivos são realmente os que dizem ser? Não parece.
Em Análise Transacional, corrente que mostra claramente os jogos psicológicos nos relacionamentos e as várias posturas que se pode assumir dentro deles, é citada a existência da “agenda oculta”. Significa o interesse real que pessoas têm escondido “nas mangas” quando estão debatendo sobre assuntos outros, que tentam demonstrar serem os principais.
Em empresas, normalmente isso ocorre quando interesses particulares são mais fortes que os coletivos, mas que não podem ou não querem ser transparentes. Pessoas que se colocam com boas intenções e que não percebem que ao fazerem isso estão solapando suas reputações.
Em geral, possuem vasta argumentação para si próprios para justificarem suas condutas. É o recurso utilizado para não se sentirem mal com o que estão fazendo.
Em relacionamentos, é muito praticado também visando a manipulação do outro.

Ela alegava que não queria ir visitar a família do marido para poderem economizar para a troca do carro, coisa que ele estava querendo e não sobrava dinheiro. Concordou, falou com seus pais e irmãos por telefone, disse que assim que as coisas melhorassem iria visitá-los. Era mais um natal sem ir vê-los.
Fez um excelente negócio e pôde trocar o carro e comprar as passagens. A surpresa se virou contra ele, pois sua esposa ficou uma fera, dizendo que a última coisa que queria era ir ver seus sogros e cunhados. Só então ele percebeu que as desculpas não eram por economia. O objetivo era impedir a viagem. Encontram-se separados. Ele se sentiu extremamente ofendido ao descobrir as manipulações que ela vinha usando.

É comum casais ficarem tolhidos em seus desenvolvimentos onde, por ciúmes, por competições para não se sentirem “perdendo” ou “menores” na relação, usam artifícios para ficarem mais seguros. Homens costumam colocar obstáculos em tudo que a mulher vai fazer. Mulheres apelam para estados de doenças para fazer seus companheiros ficarem ao seu lado. Sociedades caminham a passos vagarosos, pois os interesses individuais fazem com que haja um esforço para desviar ou dificultar os objetivos estabelecidos. Se eles acontecerem, os objetivos pessoais estarão impossibilitados ou dificultados de serem atingido. É muito mais comum do que se imagina.
Certa feita descobriu-se que um dos diretores estava fazendo de tudo para que as ideias do outro diretor não dessem certo, apenas para não vê-lo colher os “louros” da vitória. Brigas de egos, lutas de poder e muitas outras razões.

As brigas de egos em todos os segmentos de nossas vidas são grandes desperdiçadores de energias. Causam grandes e duradouras infelicidades entre pessoas, prejuízos materiais que podem levar à falência de empresas, desmembramentos de sociedades que se unidos poderiam ter se tornados grandes complexos empresariais e financeiros.
Em minha adolescência, conheci um grupo musical que não fosse a desarmonia que um dos músicos estabeleceu no grupo, teriam feito grande sucesso. Quem tocava contrabaixo, e muito bem, queria ser o vocalista principal, pois dava mais projeção do que apenas tocar. Na tentativa de atenderem a essa forte pressão, perderam o festival que iria projetá-los em nível estadual. Um dos jurados que conhecia o grupo veio depois saber o porquê da inversão, já que o guitarrista era excelente músico e cantor.
Esse último exemplo mostra, inclusive, que para muitos não basta estar entre os melhores, querem ser os de maior destaque, insistem tanto que colocam tudo a perder, acabam não tendo nada.
Buscar a soma das capacidades, das habilidades individuais onde, no conjunto, ora se destaca um, ora se destaca outro, faz com que todos ganhem. Ninguém é mais e nem menos. Cada um de nós tem um papel e importância em nossas existências. Ter pessoas ao nosso lado que até se destacam mais é um privilégio, nunca uma sombra.



Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 6


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Paulo Salvio Antolini   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa