Menu

A Regressão à vida Intra-uterina

Atualizado dia 7/2/2013 12:28:28 PM em Psicologia
por Paulo Zonta


Facebook   E-mail   Whatsapp

A regressão à vida intra-uterina é uma etapa específica do processo terapêutico. Somente em alguns casos induzimos o paciente diretamente à tal etapa de sua vida, mas ela é sempre “visitada” no processo em momentos mais avançados do processo de qualquer paciente. A vida intra-uterina é uma etapa muito importante de nossa vida, pois é nela que se inicia a nossa constituição psíquica. A influência, inegável, não só da mãe mas também do pai nesta fase da vida é determinante sobre a personalidade do sujeito que se constitui no feto.

Situações emocionais de perda como morte ou separações, choques emocionais bastante fortes como acidentes ou mesmo agressões – mesmo que não físicas – influenciam no campo emocional da mãe e, portanto, através da ligação fisiológica do bebê, que encontra-se em simbiose com a mãe nesta fase, percebe estas emocões como sendo suas.
O feto tem necessidades afetivas mas seu sistema de percepção ainda é muito primitivo e, assim, ele percebe afetos em um nível muito mais sutíl que os nossos, que já estamos constituidos psiquicamente.
O pai, transmite suas emoções através do relacionamento com a mãe. Quando o pai está perto e emana uma energia boa sobre o bebê, este as recebe através da mãe, mesmo que esta não perceba que está realizando este trabalho.

Sentimentos de rejeição por parte da mãe ou do pai podem ser assimilados pelo bebê em formação, bem como este pode reagir de várias formas, como por exemplo, revoltar-se contra mãe e pai ou acomodar-se na passividade. Este quadro pode determinar situações de depressão, revolta, nervosismo, ansiedade ou castração (passividade em várias situações da vida), dependência a outras pessoas ou vazio.

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 8


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Paulo Zonta   
Terapeuta e Coaching
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa