Menu

A técnica do espelho

Atualizado dia 1/11/2011 1:33:32 PM em Psicologia
por Gesiel Albuquerque


Facebook   E-mail   Whatsapp

As pessoas estão acostumadas a se queixarem dos fatos ao seu redor e da forma como eles lhes atingem. Normalmente, talvez sem perceber, elas se colocam na condição de vítimas dos acontecimentos, num gesto, muitas vezes, inconsciente de tentar se defender e buscar o maior número de ajuda possível.

Nem sempre as soluções para as dificuldades se mostram como o esperado. Quase sempre somos instados a mudar o comportamento em função de fatos e surpresas não tão agradáveis.

Ao se colocar na posição de vítima, o indivíduo passa a ter uma visão obliterada das coisas, pensando que, agindo assim, sairá vitorioso de todos os empecilhos porque sempre encontrará quem o ajude. O mesmo aconteceria com ele ao se colocar apenas na condição de algoz indomável, bravo e destruidor, nada para ninguém. Sempre achando que o reforço vai chegar. Este processo ocorre consciente ou inconscientemente.

Aqui entra a técnica do espelho, que pode ser real ou imaginário. O que é essa técnica? Ela é ação de olhar não somente o outro, mas para você próprio. Olhar o seu reflexo e perceber qual é sua participação no problema que lhe afeta.

Vamos ao exemplo. Um marido trai a sua esposa durante anos, pensando que esta nunca descobrirá e, se descobrir, não o deixará. Um belo dia, a mulher resolve deixá-lo deliberadamente. Esse homem ferido se revolta e não aceita o abandono, alegando ser ele o dono da história e, portanto, o comandante. Assim, na concepção dele, ela nunca poderá abandoná-lo. No entanto, a patroa, renitente, decide ir embora, e acaba sendo agredida pelo esposo que, agora, se sente traído.

Este é um exemplo fictício para mostrar o quanto devemos nos preocupar não somente com o que outros fazem conosco, mas também com o que fazemos aos outros, e de que forma isso se reflete em nossa vida. E, também, quem, ou quantos irão sofrer. É muito fácil apontar as falhas e defeitos alheios; porém, é complicado falar das nossas fraquezas pessoais; principalmente, quando elas possuem teor ético-moral, não é.

Ao enxergar-se no espelho a pessoa poderá refletir sobre o que lhe aflige e perceber claramente o quanto contribuiu para que as coisas chegassem àquele ponto. Somente a partir dessa análise crítico-reflexiva é que se começará a desatar os nós dos traumas deixados pelos acontecimentos dolorosos. E isso se aplica a quaisquer setores da nossa existência, principalmente o espiritual e o emocional.

A cura está em nós, lembre-se disso. Conhece a ti mesmo, não se esqueça disso. Um exército de gente bem intencionada pode querer te ajudar, mas ele só poderá ir até certo ponto; o resto será contigo. Na linguagem popular, o exército dos bem-feitores pode tirar a casca da fruta, mas retirar o miolo será uma missão sua. E esse milagre reflexivo acontece quando, aceitando a nossa condição de vítimas, sabemos que somos, em muitos casos, terríveis algozes. Não somos anjos, também não somos demônios.

Não somos sempre vítimas, e nem sempre agressores. A pessoa só aceitará essa realidade se olhar para o espelho; o seu espelho interior. Pratique essa técnica. É simples.

Explicando a técnica:

a) Coloque-se na frente de um espelho e converse com você sobre aquilo que lhe incomoda;

b) Não querendo usar um espelho real, tranque-se no quarto, feche os olhos e imagine-se sentado ao seu lado. Fale com você como se estivesse conversando com uma pessoa mais velha e da sua inteira confiança. Se não confiar em si, visualize alguém que lhe inspire confiança;

c) Reflita sobre os seus erros e os seus acertos naquele problema;

d) Apresente as soluções possíveis para aquele momento;

e) Comece por resolver os problemas mais simples até chegar aos mais complexos;

f) Utilize o perdão como a sua defesa. Peça perdão. Perdoe-se e perdoe;

g) Seja feliz


https://www.blogdegesiel.blogspot.com/
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 24


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Gesiel Albuquerque    
Pesquisador nas áreas ligadas à energia espiritual, emoções, religiões, psicologia quântica e essência da alma.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa