Menu

A Terceira Idade

Atualizado dia 2/27/2011 6:19:15 PM em Psicologia
por Tatiana Ito Coimbra


Facebook   E-mail   Whatsapp

Nossa sociedade é engraçada, para não dizer hilária. Seu foco é a atitude jovem, a idolatria do corpo e o que não se encaixa é menosprezado. E os idosos se encaixam perfeitamente na classe: aqueles que já tiveram o seu tempo - pelo mercado de trabalho, pelo governo, pelos filhos, pela cidade, pela sociedade.

O apelo jovem é focado no consumo desenfreado, no que é descartável, fulgaz, nas necessidades físicas, de forma a incentivar as futilidades que mantém nossa sociedade capitalista. As engrenagens desta sociedade precisam de todos que a mantêm, o povão, que consome e trabalha, ganhando muito menos do que produz e daqueles que empregam, mas que recebem os proventos. Os dois precisam um do outro, pois, o povo pensa que não pode, ou seja, não pensa por si. Os empregadores sabem o que podem e tiram proveito disto, algo completamente compreensível numa sociedade capitalista pautada no consumo em massa.

Embora a escravidão seja péssima, os escravos ganham casa e comida, ou seja, a possibilidade de viver em troca de trabalho. Se você imaginar a dificuldade de uma pessoa que ganha 1 salário mínimo em São Paulo conseguir pagar por casa e comida, vejamos, a escravidão não está muito longe. E sabemos o porquê desta sacanagem: se tudo for dividido visando uma forma mais igualitária, os que tem muito, não terão tanto assim, e não terão mais poder e regalias.

Mas o que acontece realmente é que grande parte da população parte para o que lhes parece seguro (estar empregado), e quando "aposentados" voltam a trabalhar para interar no orçamento, a maioria das vezes, com salários desnutridos.
Acho que a terceira fase de nossas vidas tem a ver com a introjeção de nosso aprendizado, com a esperada contenção dos desejos mais animais, até por conta dos sintomas da degradação do corpo, pois, é a época do espírito. E o que aprendemos devemos ensinar, porém, a grande maioria não materializa fisicamente seus aprendizados e não os posterga por nem se dar conta.
Outras grandes civilizações agiram de modo diferente, pautando-se na idade para formar e tomar as grandes decisões, como os Essênios. Claro que todos temos defeitos que vão morrer conosco, mas, como disse Confúcio: "a experiência é uma lanterna dependurada nas costas que ilumina apenas o caminho percorrido", portanto, minha gente, estamos as cegas...
E a terceira idade ainda pode agir de forma não aposentada, pois só vemos sabedoria se demonstrada, e não ao nos deixarmos murchar em um canto, nem nos intimidar por esta sociedade televisiva, tão Barbie e Ken.
Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 5


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Tatiana Ito Coimbra   
Sessões de Telepatia e Magia grátis em Facebook Célula Universal https://www.facebook.com/C%C3%A9lula-Universal-194200277680431/, https://www.facebook.com/tatiana.i.coimbra, Twitter: @tatiana_ito Trabalho com magia, feitiços, curas espirituais, oráculos, objetos santos: https://tatianaito.blogspot.com/2020/01/trabalho-com-feiticos-magia-cura.html
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa