Menu

Acreditar, confiar, ter fé!!!

Atualizado dia 6/22/2010 2:41:04 PM em Psicologia
por Iole Maria Bonetti


Facebook   E-mail   Whatsapp

vem do grego: pistia=acreditar e do latim: fides=fidelidade,  é a firme convicção de que algo seja verdade sem nenhuma prova; é uma absoluta confiança que depositamos em algo ou alguém.

A fé se relaciona de maneira unilateral com os verbos acreditar, confiar ou apostar, isto é, se alguém tem fé em algo, então, acredita, confia e aposta nisso.

Fé é acreditar sem qualquer desconfiança, fé é a coragem de confiar sem esmorecer.

Confiar vem do latim: con fides = com fidelidade, com fé.

Acreditar: é ter fé em, dar crédito a, abonar, afiançar.

Ter fé é nutrir um sentimento de afeição, ou até mesmo de amor, pelo que acredita, confia e aposta.

Então: ter fé, acreditar, confiar são sinônimos e seus significados se entrelaçam; um termo parece fazer parte do outro, um termo completa o outro.

Ter fé, acreditar e confiar é muito mais um estado de espírito, uma sensação de plenitude, ou melhor, é a própria sensação de que o que queremos já está acontecendo. Não é um pensar com a cabeça, é bem mais que isso, é uma convicção corporal de que a coisa realmente vai acontecer.

Ter fé, acreditar, confiar só acontece se você apostar no que está desejando, se você for atrás do seu sonho.

Acredito que esta seja a parte mais importante na realização daquilo que desejamos: a aposta. Essa aposta é a ação, é o direcionamento de todo o nosso corpo - físico, mental, espiritual, emocional - num único propósito; é sermos fiéis ao objeto de nossa fé.

E não basta ficarmos recolhidos, fechados em casa, esperando que algo aconteça, isso seria uma fé passiva, sem atitudes, somente no pensamento.

Precisamos fazer a nossa parte na construção da vida melhor e mais feliz que desejamos, tornando a nossa fé numa fé ativa.

E como fazer isso? Porque algumas pessoas possuem uma fé inabalável e outras se esmorecem num primeiro desafio ou obstáculo que enfrentam?

O sucesso é o resultado de pequenas decisões, de tomar decisões com freqüência; pois quanto mais decisões você toma, melhores elas ficam.

Para mim a fé, o acreditar também podem ser desenvolvidos e treinados por nós, precisamos dar um primeiro passo.

Todos os grandes líderes, todas as pessoas que alcançaram o sucesso em qualquer área da vida, conhecem o poder de insistir de forma incessante na busca de sua visão, mesmo que não sejam disponíveis todos os detalhes necessários à realização. Se você desenvolve o senso de certeza absoluta que as convicções poderosas proporcionam, então, você pode realizar praticamente qualquer coisa, inclusive, aquelas que as outras pessoas têm certeza que são impossíveis.

Lembremos das palavras de Cristo: "Em verdade vos digo que, se tiverdes fé do tamanho de um grão de mostarda direis a esta montanha: move-te daqui para ali, e ela se moveria; e nada vos seria impossível." (Mateus, 17:20).

Portanto, se você tiver um "grão" de fé, você já pode treinar com as pequenas coisas do seu dia a dia: decida o que você quer, acredite que você pode ter, acredite que você merece, acredite que seja possível para você. Então feche os olhos todos os dias, por vários minutos e visualize o que você quer e sinta a emoção de já ter tal coisa. Diga em voz alta o que você deseja, agradeça pelo que já tem e deixe o Universo conspirar a teu favor!!!

"Tudo o que a mente do homem pode conceber ela pode alcançar". (do livro - O Segredo)

Vamos confiar, compreender e trabalhar, certos de que , através da nossa fé, seremos capazes de superar todos os obstáculos do caminho, acreditando que temos força para vencer os desafios e seguros de que nosso sonho já está se realizando.

Seja curioso; tenha fé e acredite no que está por vir, naquilo que ainda não enxergamos com nossos olhos, mas podemos sentir como uma certeza "insana" de que virá. Você não vai acreditar na energia e na animação que isso cria em sua vida.

Acreditar é se abrir para todas as possibilidades!!! 

"Ele não sabia que era impossível. Foi lá e fez!!!

                                             (Jean Cocteau)


Texto revisado


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 46


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Iole Maria Bonetti   
Psicologa/Psicanalista Tels: 11 963439030
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa