Menu

Afinal, onde está Deus?

Atualizado dia 9/4/2012 2:57:35 PM em Psicologia
por Ana Silvia


Facebook   E-mail   Whatsapp

Atualmente uma forte corrente ateísta paira sobre nós.

O ocidente parte de um princípio dualista de Deus, numa relação de troca, onde as reverências dos fiéis valem bônus por parte da entidade divina. Deus, assim, está sempre fora, é algo ou alguém impossível de ser alcançado, e que além disso julga, premia ou pune.

A idéia central, que aliás tem trazido à baila uma polêmica onde um pouquinho de raciocínio basta para formular teorias é: Ok, Deus é o pai que te manda para o céu se você o agradar, ou para o inferno, caso seja contrariado e mesmo assim com a condenação eterna, saiba que ele te ama muito; ou alguns têm muito por terem sido merecedores, outros sofrem tanto pelas mesmas razões...

Além disso, vivemos num mundo materialista, onde as pessoas se autodevoram para manter todas as exigências sociais, e a abnegação e votos de pobreza já não satisfazem e nem combinam com aqueles que buscam diariamente algo a mais, seja de forma material ou psíquica.

Temos ainda o nosso ego, e seja ele moeda de troca ou não, age de forma a receber as graças do próprio sacrifício.

Hoje vivemos o início do momento "pensante" da ocidentalidade.

Isso não me traz espanto, uma vez que é muito clara a falência de idéias e atitudes das diversas religiões espalhadas pelo mundo. São escândalos financeiros, morais, dogmas preconceituosos e uma promessa vaga do reino dos céus, que embora ainda e infelizmente seja sedutora à grande massa, aos poucos causa incomodo às cabeças dispostas a interagir, agir, experimentar, etc.

O que busco entender é o grau de compreensão do ateu em relação a Deus.

Estaria esse ateismo voltado ao materialismo? Estaria ele voltado a uma completude?

Os maiores crimes da humanidade foram cometidos em nome de Deus, e ainda assim o é, seja em pequena ou grande escala.

Reassistindo ao filme "O Nome da Rosa" percebi claramente o quanto ainda as trevas medievais rondam nossos espaços.

A maior doença do ser humano é o radicalismo que promove a ignorância, seja ele religioso ou científico.

De certa forma, a ciência também colaborou com a situação exacerbada de deus, quando relegou completamente o empirismo ao misticismo, não admitindo a incapacidade para a compreensão de muitas coisas e, além disso, arrogantemente fracionando o ser humano, a natureza, como uma consequência aleatória de átomos, DNA, etc.

Se por um lado a postura religiosa se desfaz do ser humano, a ciência também o faz.

A religião por sequestrar o querer, a identidade humana; a ciência, por desvalorizar as emoções, as experiências únicas em cada um de nós, não considerando as consequências tristes às mentes enfraquecidas pelo mecanicismo irresponsável.


No oriente, a visão de Deus não é dualista, e sim monista.

Integra, traz Deus para dentro do homem como essência e possibilita que este, a partir de suas conquistas morais e éticas chegue às patentes divinas.

Deixa a responsabilidade de cada um para si mesmo. E realmente, não há nada ou ninguém que possa agir ou se responsabilizar por nós mesmos, seja pelos nossos sucessos, ou pelas nossas derrotas.

Recentemente, lendo "Universo Auto Consciente" do físico Amit Goswami, compreendi que o sujeito é aquele que planeja a ação e não aquele que a executa. Sendo assim, quantos e quantos não vivem fora das fronteiras do próprio querer, literalmente entregando a própria identidade ao outro, apenas por incapacidade de se admitir como ser único, ou, mais triste ainda, por não considerar suas emoções como válidas, entregando-se à finitude da matéria.


Ao longo de nossa pequena e curta história, muitos filósofos abraçaram o dualismo e o monismo na tentativa de explicar a razão humana.

Platão, no mito da caverna, já dizia ao homem: Ei, olhe para trás, saia, transcenda, tem muito, muito além... Mas a dica valeu para poucos.


Darwin derrubou Adão e Eva e toda ação proposta na bíblia. Outros, através da astronomia mostraram claramente que o nosso planeta é apenas um, em meio à vastidão universal...


Jung, apesar de ocidental, desenvolveu sua teoria do inconsciente coletivo a partir de estudos filosóficos orientais, considerando sempre a manifestação do todo em si, num contexto universal. Essa semente plantada, em nossos dias está germinando, rompendo o solo de nossas crenças.

O que parecia impossível está tornando-se óbvio, e, a partir de Einstein a nova física sai dos laboratórios também tétricos e sombrios e desenvolve, ainda em passinhos infantis, a teoria quântica, que até agora não explicou deus, mas considera claramente, que o seu lugar é em toda manifestação onde a consciência esteja presente, derrubando inclusive as fronteiras entre tempo e espaço.

Arrancou também o homem de seu pedestal de obra preferida do criador, colocando este em posição de igualdade com todas as coisas ou consciências universais.

Enfim, assim deixamos de ser apenas átomos ou filhos preferidos ou preteridos de Deus.

Apenas espero que essa onda ateísta não tome os mesmos rumos do radicalismo que até então disseminou o preconceito e a falta de respeito entre todos, Que seja algo vindo para o bem, com a proposta saudável de derrubar véus, de forma a integrar o Homem ao todo, permitindo a este uma linda jornada, um mergulho dentro de si, um verdadeiro reconhecimento de sua própria identidade.



Luz, Paz e Prosperidade, ... sempre, a todos nós!

Texto revisado


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 12


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Ana Silvia   
RADIESTESISTA GENÉTICA ACUPUNTURISTA CROMOPUNTURISTA TERAPEUTA FLORAL REIKIANA Escritira Tel. (11) 986830132
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa