Aguentar não ser amado por todos, não ser entendido o tempo todo e mesmo assim não abrir mão de si.
Autor Raphael Mello
Assunto PsicologiaAtualizado em 3/19/2026 10:24:52 AM
Tem algo que a gente demora pra aceitar: o outro não nos vê, ele nos interpreta.
E isso muda tudo.
Porque não importa o quanto você tente explicar, se justificar, se mostrar "do jeito certo". sempre haverá alguém que te lê atravessado, que te reduz, que te coloca num lugar que não é o seu. Não por maldade necessariamente, mas porque ninguém escapa de olhar o mundo a partir da própria história.
O laço com o outro é atravessado por projeções, fantasias, restos de outras relações. Ou seja, o que o outro vê em você também diz mais sobre ele do que sobre você.
E ainda assim, a gente tenta controlar.
Tenta ser aceito por todos. Tenta evitar qualquer ruído. Tenta caber.
Mas esse esforço tem um custo silencioso: você vai se afastando do seu próprio desejo para ocupar um lugar imaginário no olhar do outro. E, no fim, vira refém de algo que nunca esteve sob seu controle.
vão pensar coisas de você.
vão te interpretar errado.
vão te reduzir a versões que não te representam.
E não há absolutamente nada que você possa fazer para impedir isso.
A questão não é como evitar o julgamento e sim quanto da sua vida você está disposto a perder tentando evitá-lo.
Tem gente que passa a vida inteira pedindo autorização para existir.
Mas existir, começa quando você sustenta que não será compreendido o tempo todo e apesar disso, não abre mão de si
É sobre não se abandonar quando o outro não dá conta de você.
Raphael Mello | Psicólogo
CRP 06/122146
|
Autor Raphael Mello Olá, sou Raphael Mello, Sócio do Espaço Cântaros, Psicólogo & Psicanalista. Atuo em clínica desde 2015 e trabalho a partir do inconsciente e suas singularidades. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Psicologia clicando aqui. |










in memoriam