Menu

Almas que se (re)encontram: Uma Visão Psicanalítica

Atualizado dia 1/18/2021 11:11:34 PM em Psicologia
por Wiliam Wagner Silva Sarandy


Facebook   E-mail   Whatsapp

Algumas vezes nos deparamos com situações inusitadas na vida! Dentre essas ocorrências, quem já não se deparou imprevisivelmente com alguém e se perguntou: De onde eu o(a) conheço?
Qual será a fonte dessa impressão?

A mente humana é um instrumento complexo, não cabendo aqui apenas uma explicação ou explicações simplórias, que tentem resumir uma rede de implicações psíquicas e sociais. Porém, um dos caminhos possíveis de resposta (sem a pretensão de esgotar outras hipóteses também possíveis) está no conceito psicanalítico de inconsciente.

Mas... o que vem a ser o inconsciente, segundo a psicanálise?
Como pode ele afetar a nossa vida objetiva ou através dele formatar a nossa realidade concreta?


Podemos compreender o inconsciente como uma instância psíquica.

O que isso significa?
É um nível da mente, um mecanismo vivo de onde extraímos conteúdos psíquicos, como memórias, desejos, sentimentos, traumas, emoções, padrões de comportamento, conhecimentos nossos, mas dos quais não nos recordamos e que parecem misteriosos para nós mesmos, enfim... nossas vivências independentemente do tempo em que ocorreram, porém que não estão em nível consciente, que esquecemos ou negamos ter ciência delas, mas que influenciam significativamente a nossa vida.

O inconsciente corresponde, assim, ao maior conteúdo da mente, está submerso em nosso psiquismo, como a parte submersa de um iceberg! E, em muitas situações, pela dinâmica da vida, parte deste conteúdo psíquico vem à tona, aparece na superfície, dando a impressão de uma invasão, por vezes assombrando pelo que se revela de nós mesmos e que muitas vezes gostaríamos que ficasse escondido.

Voltando ao nosso tema central, como podemos explicar quando duas pessoas se encontram, tendo as duas a mesma sensação (clara) de que estão se reencontrando, no entanto, sem nunca terem se visto?

Em uma perspectiva psicanalítica, tudo o que ocorre no psiquismo humano está interligado, portanto, não existe acaso para os fenômenos psíquicos e, deles, para os fenômenos sociais. O encontro entre duas pessoas é, em verdade, um encontro de desejos, tanto de um, quanto de outro!

Através de diversas experiências, das alegrias e das tristezas, das venturas e dos sofrimentos, das realizações e das frustrações, o indivíduo foi se moldando, construindo a sua personalidade e fortalecendo os seus desejos, que estão pulsando em nível inconsciente.

Sejam esses encontros positivos ou negativos, o fato é que são filhos dos desejos de cada uma das partes. Em algumas ocasiões, onde os desejos são coerentes, há encontros harmônicos, frutos da maturidade psíquica forjada ao longo da vida; já em outras ocasiões, onde os desejos são incoerentes, conflitantes, cheios de culpa, há encontros desarmônicos, trazendo sofrimento, pela repetição de padrões comportamentais ainda não amadurecidos.

A felicidade ou a infelicidade das relações depende dessa consciência.

Os (re)encontros, assim, por mais romântica que possa ser essa visão, são (re)encontros consigo mesmo, encontros e reencontros com o seu próprio desejo!

Então, o que você deseja?

Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstar Avaliação: 3 | Votos: 248


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Wiliam Wagner Silva Sarandy   
O meu propósito é apoiar as pessoas a desenvolverem seus potenciais interiores, vivenciarem melhores relações interpessoais e promoverem suas competências de comunicação e liderança, utilizando as mais modernas metodologias, estratégias e ferramentas para que também possam realizar seus propósitos e alcançar suas metas pessoais e profissionais.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa