Autoconhecimento Autoajuda e Espiritualidade
Home > Autoconhecimento
Amar a si mesmo!

Amar a si mesmo!

por Paulo Salvio Antolini

Estava em reunião com um gestor de uma grande organização e sobre sua mesa havia três óculos. Quando fiz uma referência a eles, me disse que tinha oito, cinco haviam “sumido”, em tom de que “roubaram”.
Falou-me que há muito precisava voltar a seu oftalmologista e que não tinha tempo. Perguntado quanto tempo ele estimaria levar entre a consulta e a ida numa ótica, respondeu-me que no máximo levaria duas horas.
Quem não se permite tirar duas horas para se cuidar e de algo tão importante como a própria visão, tem uma autoestima muito baixa, além de uma grande improdutividade em seus esforços de trabalho.
Fiz com ele uma reflexão sobre o não se permitir o cuidado pessoal.
Muitos acreditam que colocar-se em primeiro plano é ter uma atitude egoísta frente à vida, é ser um narcisista e olhar apenas para si. Isso é um engano.
Quando estou de olhos fechados, eu me vejo, embora não veja os demais. Quando vou me movimentar eu me sinto, percebo meu corpo e os sinais que ele me esta passando. Dar atenção a eles não tem nada de egoísmo, mas sim de cuidado.

A dificuldade maior é a distinção da linha que separa o cuidado pessoal da manipulação para com os outros, pois é uma linha tênue e só identificada à luz da humildade. Há uma indicação clara de quando a pessoa está cuidando de si mesma ou dando desculpas pelo isentar-se de suas atribuições e responsabilidades: é o não procrastiná-las. Faz o que precisa para si mesma e em seguida cumpre com seus afazeres.

Quando você se respeita verdadeiramente, você respeita aos demais. Aliás, só respeita o outro quem se respeita.
"Amai ao próximo como a si mesmo”. Eis uma máxima pregada em todos os púlpitos, em todas as religiões, e quando se está preservando de algo que possa feri-lo, é taxado de egoísta e insensível. A manipulação da sociedade para que as pessoas façam o que é de interesse de alguns gera um desencontro e alimenta uma distorção na interpretação de conceitos. Isso alimenta uma grande confusão e que propicia, ai sim, comportamentos desestabilizados e até egoístas.

Não é possível amar ao próximo se a pessoa não se ama. Quando falamos em alguém mal amado, falamos que a pessoa não tem amor por si mesmo, e não que não tem pessoas que a amem. É comum dizermos ou ouvirmos: “Você não sabe cuidar nem de si mesmo e quer cuidar dos outros?” Grande verdade. Vemos pessoas intrometendo-se na vida alheia como as salvadoras da pátria e suas próprias vidas estão um caos. Vemos pessoas em locais religiosos dando orientações de paz, harmonia, paciência e amor, enquanto em sua própria casa o conflito, a incompreensão e a discórdia permeiam os relacionamentos.

Aquele que se ama verdadeiramente se aceita como é e se esforça diuturnamente para melhorar seus pontos fracos, pois os reconhece e não busca justificativa, não joga para outros. Sabe que depende apenas de si mesmo e, principalmente, por estar adequadamente centrado em si mesmo, não se permite manifestar-se em relação aos demais, portanto, não julga. Isso significa respeitar o outro como o outro é.

Muitos confundem o não julgar como o ter que submeter-se à vontade alheia. Nada mais distorcido do que isso. O respeito à escolha do outro não nega o direito de discordar dessa escolha para sua vida. Pois então que cada um siga seu caminho. Se isso fosse respeitado, muitos casais nem teriam iniciado seus relacionamentos.

Ame a si mesmo. Respeite a si mesmo. Verá que não é um artifício para isentar-se de suas atribuições e, mais que isso, verá o amor sincero e desinteressado pelos demais surgir naturalmente, possibilitando o respeito aos outros tais qual são.

Perceberá que se tornará muito mais querido e respeitado pelos que o cercam.

Texto Revisado

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo  
 
Compartilhe
Facebook   E-mail   Whatsapp



Autor: Paulo Salvio Antolini
Visite o Site do autor e leia mais artigos.
Gostou deste Artigo?   Sim   Não   
Avaliação: 5 | Votos: 1
Atualizado em 05/01/2019

Veja também
Você sabia que homens também são vítimas de Abuso Emocional?
Prece do vigilante da luz no burilamento consciencial
Quando nos curamos trazemos paz ao mundo
Como lidar com o Abuso Emocional?

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.






Energia do Dia
03 - CHUN - DIFICULDADE INICIAL
O início de todas as coisas é freqüentemente trabalhoso e difícil. Mas basta manter-se paciente e perseverar.
Consulte o I-ching


Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2020 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa