Menu

Angustia do não viver e a ansiedade em viver.

Atualizado dia 2/12/2009 11:30:38 AM em Psicologia
por Mariliz Vargas


Facebook   E-mail   Whatsapp

Comecei a ler um livro ontem. Ele me chamou a atenção num passeio por uma livraria num shopping da cidade. "Um mês para viver" é o titulo da obra que promete mudar a vida do leitor, recheando-a de significados ainda desconhecidos pela maioria das pessoas. Foi um início de leitura muito interessante, pois encontrei nela aspectos de uma sensação que me acompanha há muito tempo que defino como a angústia do não viver, ou a ansiedade em viver.


Reflexões como as apresentadas nesse livro cria, em mentes afoitas, um incremento na ansiedade, conceituando vida como um amontoado de atividades geradoras de grandes doses de adrenalina. A angústia provocada por não estar aproveitando a vida como se deve gera a ansiedade em vivê-la desesperadamente.

 

A obra baseia-se em observações de pessoas que ao receberem a sentença de que teriam muito pouco tempo de vida, mudam drasticamente seu dia-a-dia. Certamente, na vida dessas pessoas, esse momento tem um sentido particular e será vivenciado de acordo com um objetivo maior. Agora, nós, que temos uma mente ansiosa que sempre acha que não está fazendo o suficiente, que nunca está no lugar em que deveria estar, incrementar essa ansiedade com o veredito de um mês para viver, é desesperador. A não ser que produza o efeito contrário: o de denunciar o absurdo da ansiedade perante a vida e permitir que você aquiete a sua alma e desfrute tudo aquilo que a vida lhe oferece neste tempo e momento.


Porém, quando o autor propõe que você viva hoje como fantasia viver num momento futuro quando todos os seus problemas estariam hipoteticamente resolvidos, nos arremessa numa fantasia de vida que pode levar à constatação de que o que estávamos vivendo até então é a única vida que temos. Andar na montanha russa, pular de pára-quedas, voar até Paris pode ser muito coerente para roteiro de filme americano. Mas nós, reles mortais, precisamos a cada dia encontrar sentido nas coisas simples que nossa vida diária nos apresenta, pois é ela que está diante de nós, agora.

Encontrar o sabor no café da manhã, beleza no canto do pássaro que pousa na sua janela, sentir o vento ao caminhar em direção ao seu trabalho. Para isso existe somente uma medida: permitir-se sentir mais do que pensar. E para sentir não precisa ir a Paris, ou mesmo, despencar de uma montanha russa. A grande descoberta é perceber essa intensidade de vida aí, exatamente onde você está. Esta é a grande sacada. Valorizar o cotidiano simples e puro, com suas atividades aparentemente enfadonhas e repetitivas. Eis o grande desafio da vida! Achar graça em uma paisagem deslumbrante ao por do sol não é nenhuma façanha. Reencontrar a graça na beleza da flor que brota no seu jardim, esta sim é uma grande façanha.


Colocar a vida longe de onde nós estamos, conduz à angústia de viver. Alimentamos essa angústia quando puxamos de nossas mentes a lista de fantasias que criamos para a vida e nos colocamos a realizá-las compulsivamente. No final deste mês seria interessante que se descobrisse que viver a vida é sentir exatamente o que você está vivendo, simplesmente isso. Inclusive, seria interessante notar que essa proposta de sair vivendo tudo aquilo que se imagina ser a vida verdadeira, impede que se viva exatamente o que está acontecendo no momento. No caso, o momento da doença e todo aprendizado de vida e intensidade de sentimentos que essa vivência nos traz.


A vida não é algo que se passa em nossa cabeça e, sim, algo que acontece de verdade, independentemente dos nossos desejos e fantasias. Talvez, depois de passar o mês inteiro em maluquices, no último dia se possa constatar alguma coisa mais verdadeira do que passear na montanha russa.


Mariliz Vargas Straube


Convido-o a participar do curso "O Caminho da Intuição "que acontecerá no próximo dia 28 de fevereiro, no Espaço de Desenvolvimento Humano Essência do Ser, em Curitiba. Mais informações: (41)3082-3367 ou 9137-7498.


Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 29


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Mariliz Vargas    
Psicoterapeuta. Ministro cursos e palestras na area de desenvolvimento pessoal sobre: Ansiedade. Auto-estima. Desenvolvimento da Intuição. Espiritualidade. Força interior, entre outros.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa