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Ansiedade

por Myriam Durante

Inúmeras são as razões pelas quais uma pessoa busca a psicoterapia, mas o número de pessoas que busca tratamento para ansiedade-depressão cresce a cada dia mais.

Atualmente, temos a sensação de que os dias ficaram mais curtos. Quando o dia termina, estamos exaustos e ainda ficaram coisas por fazer. Os constantes desafios a que somos submetidos, a violência, perdas afetivas, cobranças, as competições... Estes são, sem dúvida nenhuma, alguns dos fatores que podem provocar desordem de ansiedade e sentimentos de insegurança.

Dia após dia vivemos estas mesmas situações que nos levam a um cansaço físico e mental, deixando-nos cada vez mais ansiosos. A ansiedade sempre fez parte do ser humano. Esse sentimento funciona como um instinto de sobrevivência frente a situações difíceis. Ela é uma força extra para que possamos prosseguir.

Quem nunca se sentiu ansioso para fazer uma prova, uma entrevista de emprego ou ao se atrasar para um compromisso? Essas situações nos dão ansiedade e isso é natural, tanto é que depois conseguimos nos acalmar. A ansiedade atrapalha e começa a preocupar quando se torna persistente e passa a impedir a realização dos nossos objetivos, deixando-nos sem forças para cumprir nossas tarefas.

A preocupação com o que ainda não fizemos ou com o que temos de fazer nos tira do momento presente. O estado de ansiedade é caracterizado por não estar centrado no aqui e agora. O mecanismo da ansiedade está por trás de quadros como o perfeccionismo, em que a pessoa procura sempre a aprovação dos outros, não se sente amada e tende sempre a agradar os outros, com cobranças e exigências às vezes absurdas. Há uma tendência a não se preocupar consigo mesmo, muitas vezes surgindo o desleixo e a falta de preocupação com a aparência. Há em geral uma preocupação fixa com um determinado assunto em detrimento de tudo que há em volta. O pensamento fica difícil, há dificuldade de concentração, insônia e impaciência, além de perda de memória.

A ansiedade leva também ao adoecimento físico, como: hipertensão, gastrites, dores de cabeça, fadiga, cansaço e tensões musculares. A saída é descobrir o que deseja ser e aprender a amar a si mesmo em primeiro lugar, independente de ser o melhor ou não, pois ninguém é perfeito.

O importante é se conhecer e se respeitar, para isso é preciso relaxar, mas é muito difícil dizer isso para um ansioso. Respirar, meditar e ficar quieto só com seus pensamentos são tarefas quase impossíveis para uma pessoa ansiosa. Nestes casos a psicoterapia holística ajuda muito, e num prazo muito curto. Utilizo nesses casos a radiestesia, como desbloqueador dos centros energéticos (chakras), e a hipnose, que proporciona um relaxamento imediato. A técnica da hipnose proporciona mudanças de hábitos e comportamentos, tornando a pessoa mais tranqüila. Ela eleva a auto-estima e a disposição, trazendo novamente a vontade de viver e de ser feliz.

Algumas dicas eficazes no controle da ansiedade:

1- Escreva sobre o que estiver sentindo. Descreva suas sensações com detalhes, sem fugir ou negar. Fica mais fácil identificar e controlar suas emoções ao aceitar e assumir o sentimento.
2 - Aprenda a relaxar.
3 - Pratique exercícios relaxantes, como yoga.
4 - Realize tarefas agradáveis, como: leitura, pintura, dança...
5 - Caminhe
6 - Medite. Há inúmeras técnicas de meditação, com certeza você achará uma que lhe agrade.
7 - Tenha pensamentos mais otimistas.
8 - Pare com a necessidade de querer ter controle sobre tudo.
9 - Tire um dia para se cuidar, da cabeça aos pés.
10 - Olhe-se no espelho, comece a se gostar, cuide da sua auto-estima, acredite que você é capaz de conseguir. Eu acredito que você seja, e você acredita?

Myriam Durante

Psicoterapeuta

www.myriamdurante.com.br

Texto revisado

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Avaliação: 5 | Votos: 68 Atualizado em 21/10/2011

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terça-feira, 10 de dezembro de 2019

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Abra-se! Surpresas agradáveis em todos os campos.


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