Menu

Ansiedade, um transtorno que dá medo

Atualizado dia 4/24/2011 9:00:41 PM em Psicologia
por Celso A. Cavalheiro


Facebook   E-mail   Whatsapp

Todos nós, de uma forma ou de outra, experimentamos ansiedade. Portanto, a ansiedade, por si só, não é um mal a ser evitado. Ficamos ansiosos quando temos alguma coisa importante para resolver; uma prova na universidade, um compromisso inadiável, uma palestra a ser dada. Enfim, há uma série de atividades corriqueiras que podem nos trazer uma certa ansiedade. A ansiedade, contudo, só se torna um problema, quando ela passa a interferir de forma negativa, no andamento normal de nossas vidas. Quando ela se torna constante e incontrolável. Nesse caso, podemos estar desenvolvendo o chamado  transtorno de ansiedade.

O Transtorno de Ansiedade pode ser uma enfermidade mental séria. As pessoas com esse problema podem desenvolver medos e preocupações estremas que lhes venham causar grande desconforto e sofrimento. Mas como saber se estamos com esse problema, se nossos sintomas fazem parte do conjunto de sintomas que caracterizam o Transtorno de Ansiedade. E o que fazer nesses casos.

Vejamos, primeiro, alguns tipos de  transtorno de ansiedade:

1. Síndrome do Pânico - é uma sensação de medo intenso que surge repentinamente, sem aviso e sem razão aparente. Esse sintoma pode vir, normalmente, acompanhado de suadouro, dores no peito, palpitações, batimentos cardíacos irregulares e também de uma sensação de engasgamento. Muitas pessoas dizem ter a sensação de que estão  tendo um ataque cardíaco. 

2. Fobia Social  - Algumas pessoas desenvolvem uma angustiante sensação de estarem sendo julgadas constantemente pelos outros. Sentem-se embaraçadas na presença de outras pessoas e temem comportar-se de forma ridícula. 

3. TOC - O Transtorno Obsessivo Compulsivo é um dos mais conhecidos transtornos dos dias de hoje, pois muita gente famosa já veio a público dizer que padece dessa enfermidade. Caracteriza-se, principalmente, por pensamentos e medos que as fazem desempenhar determinados rituais e rotinas desgastantes emocionalmente, pelas exaustivas repetições  que, às vezes,   o afetado  se impõe. Tais pensamentos são chamados de obsessões e os rituais são as compulsões. 

4. Fobia Específica - Esse tipo de transtorno se caracteriza por um medo intenso de alguma coisa especifica, como medo de certos bichos, altura, de viajar de avião  etc. 

5. Distúrbio Pós-traumático - um problema que pode aparecer após  um acontecimento traumático; por exemplo, a morte de um ente querido, um assalto,   abuso sexual etc. As pessoas que passam por esses traumas, frequentemente, tem pensamentos apavorantes  que perduram por longo tempo; esses pessoas  tendem a se tornar emocionalmente apáticos. 

Os tipos de transtornos de ansiedade descritos acima, são alguns dos mais importantes; mas há, ainda, outros tipos que iremos descrever em outra oportunidade. Vejamos agora,   alguns de seus  sintomas mais característicos. São eles:  Agitação, medo, pânico - Pensamentos descontrolados e obsessivos - Lembranças constantes de experiências traumáticas - Pesadelos - Problemas para dormir - Mãos e pés, frequentemente, suados - Respiração curta - Palpitações  - Náusea - Tonturas  - Comportamentos ritualísticos, como lavar as mãos com excessiva frequencia - Boca seca  - Dificuldade de manter-se calmo etc.

A boa notícia,  no entanto,  é que existem tratamentos para esses problemas, que aparecem cada vez com mais freqüência e em um número cada vez maior de pessoas de todas as idades. Além da consulta normal ao médico de confiança -  existem, hoje, outras formas de tratamento muito eficazes nesses casos. Como a psicoterapia , a hipnose, e técnicas de relaxamento e controle da ansiedade, entre outras. Técnicas essas, que não recorrem à utilização de medicamentos, como antidepressivos e que, portanto, evitam  a dependência medicamentosa. Em nossa próxima postagem vamos relatar alguns casos tratados com hipnose e que surtiram excelentes efeitos.  Texto revisado


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 32


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Celso A. Cavalheiro   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa