auravide auravide

APOSENTAR

por Elena Mara de Oliveira Ramos

Publicado dia 26/8/2008 em Psicologia

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp


Aposentar é arriscar desfalecer e retornar na criação de si mesmo, agora mais experiente e também mais livre. Aposentar é renovar espaços de ação na própria vida.

Para aposentar é preciso se despedir do que acabou. Fechar o tal ciclo que tantos falam, colocar o ponto final naquilo que já cumpriu seu papel, esgotou a função e caminhar para novos parágrafos e vírgulas do texto da sua vida.

O que viveu estará eternizado nos recônditos do seu tempo interno e os finais são necessários para alcançarmos a eternidade desse tempo vivido. A porta estará aberta para sempre irem e virem aqueles que viveram na sua história, mas a experiência, a presença deixada lá terminou.

Aposentar é reconhecer que somos únicos e que se nascemos é porque algo de muito importante temos para realizar nesse mundo. É ter certeza de que seu caminho nesse planeta tem relação direta com seu trabalho. É acreditar que realiza seu trabalho da melhor forma possível e da maneira mais dedicada que pode.

Aposentar não é ficar parado sem nada para criar, fazer ou produzir; ao contrário, é ter coragem de dar um breque na vida, olhar em volta e pensar, reformular, reorganizar e dar partida para o novo.

Só se aposenta e fica murcho na vida quem se aposentou sem chegar no fim. Se chegou no fim não há saída a não ser aposentar para renovar seu ciclo, recriar a própria vida e reinventar o próprio trabalho. Aposentar é agradecer todas as oportunidades de crescimento, de convívio e de diversificados relacionamentos que encontrou em todos os anos de trabalho.

Aposenta quem reconhece ter se confrontado com as muitas facetas do ser humano. As sombras, a discórdia, a inveja, a arrogância, as mentiras, as vaidades, as injustiças assistidas ou vividas e também a luz, a amizade, o carinho, a confiança, a solidariedade, a generosidade, o apoio, o incentivo e percebe que construiu ali, junto com todos, uma história para ser contada e lembrada.

Aposentar é agradecer a todos que cruzaram seu caminho de um modo ou de outro, da forma que puderam, tornando tudo importante. É acolher a contribuição inestimável que trouxeram para sua alma. Afinal, como diz Terêncio, o pensador: "Sou humano e nada do que é humano me é estranho".

Aposentar é desejar do fundo do coração que a convivência no dia-a-dia com as nossas sombras e a nossa luz possa dar a todos a dimensão humana que nos alcança numa grande rede de aprendizagem.

Aposentar é quando você deu tudo, as suas últimas forças, sem negar, sem embromar e no ano seguinte não estará mais lá e, sim, aqui e acolá.

Portanto, prossiga, finalize. Aposente o que se esgotou, aposente a falta de perspectiva, aposente o tempo que já passou, aposente o desânimo. Aposente a sua ausência no mundo e exerça a única coisa que temos para oferecer sempre: VIDA!Compartilhe experiências, multiplique habilidades, exerça seus inúmeros talentos e descubra outros, trabalhe seus domínios, estude, pesquise, aprimore. Perceba o que arde, o que queima no seu coração. Aquilo que surge límpido do seu peito.

Descubra onde sua fé se enraizou e plante ali, seguro e confiante, seu trabalho de continuar no mundo com a idade que tiver.

Texto revisado por Cris

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp
  estamos online

Gostou deste Artigo?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 54

foto-autor
Sobre o Autor: Elena Mara de Oliveira Ramos   
OFICINA BRINCAR DE MEDITAR, uma prática educativa e terapêutica voltada para a PAZ. O capital intelectual dos artigos são de posse de Elena Mara de Oliveira Ramos. Não sendo permitida a reprodução parcial ou total sem autorização prévia da autora.
E-mail: [email protected]
Visite o Site do autor e leia mais artigos.


Veja também
artigo Qual é a sua ambição?
artigo Porque estamos novamente falando da Era de Aquário?
artigo O Universo num Corpo Humano
artigo A noite escura, de são joão da cruz

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


auravide

 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2020 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa