Menu

As 4 chaves para um relacionamento Feliz

Atualizado dia 7/31/2018 1:35:01 PM em Psicologia
por ROBERTO DANTAS


Facebook   E-mail   Whatsapp

Todos nós almejamos um relacionamento saudável, feliz, mas sabemos que manter uma constante harmonia com o outro nem sempre é tarefa difícil. Quando o relacionamento balança, temos a tendência a jogar a culpa no outro e não nos damos conta de nossa própria responsabilidade.
"Cada relacionamento é construido a cada instante".

Relacionamentos são como plantas que precisam ser cultivadas. Se não utilizamos o nutriente certo ou na quantidade correta, o relacionamento se deteriora. Para mantermos um relacionamento saudável, feliz, precisamos investir, nutrir, cuidar e isso nunca fazemos, pois na roda viva da nossa rotina, não atentamos para a importância disso. E quando desentendimentos ocorrem achamos que a culpa é sempre do outro.

Mas a boa notícia é que é possível melhorar seus relacionamentos, seja ele conjugal, de amizade, familiares, colegas de trabalho ou chefia, basta atentar para alguns detalhes simples.
É importante compreender que as pessoas não são iguais. Cada um de nós tem sua história de vida, suas vocações, virtudes e suas limitações também. Ninguém é igual a ninguém e portanto duas pessoas aparentemente muito parecidas, podem ter necessidades afetivas muito diferentes.

Também, tomar consciência de que todo ser humano (inclusive você, rs) tem necessidades que precisam ser satisfeitas em vários setores da vida, inclusive nos relacionamentos.
Ter a compreensão de que a necessidade de um pode não ser igual a do seu interlocutor e, pior ainda, pode ser até conflitante. E mesmo que seja em um dado momento, ou na maior parte deles, congruentes, inevitavelmente terá momentos em que podem ser antagônicas.
Compreender que é possível, mesmo nas adversidades, encontrar maneiras de se adequar as necessidades de ambos.

Penso que para se ter sucesso em nossos relacionamentos, precisamos desenvolver pelo menos 4 habilidades: atenção, cuidado, constância e comunicação.

1. Atenção em observar, investigar, conhecer o outro e perceber suas necessidades, mas também fazer o mesmo consigo mesmo, pois não adianta nutrir as necessidades do outro e se anular, muitas vezes desnutrindo-se.

2. Cuidado, em cultivar habitos e atitudes positivas de forma a satisfazer as necessidades do outro e as suas próprias.

3. A Constância em suas ações, pois do mesmo modo que se você molhar uma planta somente nos primeiros dias e depois abandonar este cuidado, ela aos poucos morrerá, o relacionamento também.

4. A Comunicação, pois sem ela não existe relacionamento, por isso além de manter uma comunicação de duas vias, onde os dois consigam compreender o que está sendo comunicado pelo outro, ela também serve de meio para expressar suas próprias necessidades a seu parceiro ou parceira, de forma que ele possa nutrir você também.

Ou seja, é importante manter uma boa comunicação e desenvolver a criatividade para lidar com as situações e obstáculos que podem surgir no caminho.

Lembre-se que ambos têm responsabilidade por criar e manter um relacionamento que seja saudável para ambas as partes e, também, que com o conhecimento vem junto a responsabilidade.
Então, agora que você conhece a causa e sabe da sua responsabilidade, só precisa assumi-la...

Texto Revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 47


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: ROBERTO DANTAS   
Roberto Dantas, escritor e psicólogo, especialista em saúde mental, vínculos afetivos e relacionamentos. Atua há 26 anos na clínica. [email protected] – Whatsapp: 11 9 8155-9952
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa