Menu

As dores passam, as marcas ficam!

Atualizado dia 7/16/2021 12:51:43 PM em Psicologia
por Paulo Salvio Antolini


Facebook   E-mail   Whatsapp

É muito frequente em consultório descobrirmos como coisas tão pequenas e aparentemente tão insignificantes deixaram marcas tão fortes em nós.

Marcas que não são vistas, porém, que ficam atuando em nossa forma de ser, e só com um exame muito detalhado é que podemos identificá-las e, então, fazermos algo para modificar seus significados.

Sim, não é possível mudar o passado, mas é possível se ter uma nova compreensão sobre o que ocorreu. Não pensem que é ser “Poliana, fazer o jogo do contente”.

Tudo depende da interpretação que se dá aos fatos, às ocorrências.

Eis o grande ponto dos problemas: as interpretações. Cada pessoa tem uma forma de perceber e interpretar as coisas.
Nos dias atuais, as convenções, os significados das palavras são diferentes de pessoa para pessoa.
Então, prevalece a interpretação distorcida ou a que mais interessa a quem recebe.
É interessante que até as coisas mais simples e claras tem exigido serem ditas e desenhadas, para evitar essas distorções.

A comunicação parece ter perdido sua função. Em momentos tão conflitantes, onde as pessoas estão enfrentando tantos problemas e obstáculos, onde o bombardeamento de informações e contra-informações se fazem tão presentes, a paranóia se generaliza, tudo tem cheiro de agressão e critica.
Qualquer colocação feita apenas joga “gasolina no fogo”, onde a gasolina é o que é dito e o fogo é o que o ouvinte traz dentro de si.

A necessidade de tomarmos cuidado com o que dizemos é muito grande, assim como de quem escuta questionar de imediato o que entendeu.
Não deixar passar o mal-entendido, pois este vai crescendo, é o verdadeiro gerador de bombas. Em um momento irá explodir.

Esclarecer não é tirar satisfações e, sim, ter consideração e respeito por quem falou. “Eu não entendi bem, me explique melhor” evita muitos desencontros.

No momento do impacto ocorre a dor. Depois o que fica são as marcas que este impacto causou. Nem tudo é sobre nós ou vai contra nós! Pensem nisso!

 Texto Revisado
 

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 118


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Paulo Salvio Antolini   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa