auravide auravide

As quatro dimensões do ser humano


Facebook   E-mail   Whatsapp

Destaco 4 dimensões integradoras do ser humano e que devem ser consideradas: biológica, psicológica, social e espiritual.

O trabalho com pessoas, seja na sala de aula de uma escola, em uma empresa ou na clínica, deve partir do pressuposto de que o ser humano é mais do que nossos sentidos podem alcançar. Porém, isso também não deve servir de prerrogativa para "grandes generalizações" sem *Famentação, mas, sim, para a compreensão de que o olhar do profissional deve ser múltiplo, tendo vários enfoques e procurar dialogar com outras áreas para poder oferecer o melhor encaminhamento possível em cada caso, cada pessoa e situação.

Costumo dar o exemplo de um doente que sempre chega ao hospital com os mesmos sintomas (fraqueza, desmaios). Os médicos diagnosticam que o doente tem "anemia" e fazem os procedimentos necessários para cura. Essa pessoa tem "alta", volta para sua casa e semanas depois retorna ao hospital com anemia novamente.

De fato, ele tem "anemia" (um problema situado na dimensão biológica, em seu corpo). Mas o que origina essa anemia é a falta de condições de ter seu próprio alimento (problema na dimensão social). Portanto, somente tratar a anemia, embora seja realmente necessário, não adiantaria. Nesse caso, é preciso também equilibrar a dimensão social que, por sua vez, pode estar em desequilíbrio por conta de uma outra situação.

Outro exemplo para ilustrar como as diferentes dimensões do ser humano interagem entre si é o da pessoa que se vicia em drogas. Cada dimensão será afetada, embora de maneiras e em tempos diferentes:

- biológica: pela própria atuação das drogas em seu organismo;

- psicológica: o que levou à experimentação? Como essa pessoa se sente agora?

- social: em uma dimensão micro é afetado o relacionamento com a família, amigos, trabalho. Na dimensão macro devemos considerar que o tráfico de drogas (na outra ponta da questão das drogas) produz violência na sociedade.

- espiritual: nessa dimensão o "eu sagrado" e a transcendência são afetados.

Todas essas dimensões vão interagindo entre si, sobrepondo-se às vezes, em um relação paradoxal e, por que não dizer, dialética?

Esses são exemplos simples, mas que servem para ilustrar o quanto deve ser abrangente o olhar do profissional que atua com pessoas.

Obviamente, seria impossível termos todos os conhecimentos em todas as áreas, mas é possível termos conhecimentos gerais e integrarmos equipes multidisciplinares, favorecendo assim a trocas de experiências e os encaminhamentos adequados.

Cristiane Ferreira é Pedagoga formada pela PUCSP; mestranda em Psicologia; especialização em Psicopedagogia; foi diretora de escola, professora de educação infantil, professora orientadora de leitura. Atua como professora na rede municipal de ensino de São Paulo, psicopedagoga, professora de dança e como supervisora docente no Instituto Plena.

Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 52


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Cristiane Ferreira   
Psicanalista e Psicopedagoga
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.

Veja também © Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2022 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa