Menu

Aulas gratuitas!

Atualizado dia 3/25/2018 7:01:39 AM em Psicologia
por Paulo Salvio Antolini


Facebook   E-mail   Whatsapp

Viver para alguns é uma constante aprendizagem. Por incrível que possa parecer, poucos têm essa visão. A grande maioria vive seu dia a dia em um processo repetitivo e muitas vezes até monótono.
Pois é, temos aulas gratuitas a todo momento, porém, sem muito aproveitamento. Cada decisão, cada ato, cada palavra dita é uma oportunidade de ser refletida em seu emprego e nos resultados causados.
Em meu tempo de escola, havia o que chamávamos de repetência. Repetir era ficar no mesmo ano e refazê-lo, até aprender. Hoje, tempos modernos, vemos pessoas em estágio adiantado dos estudos e que continuam a ser analfabetos funcionais, ou seja, pessoas que sabem ler a palavra, porém, sem saber interpretar o que ela diz.

Na vida, observamos pessoas repetindo anos e anos o mesmo comportamento e sem entender as lições que ela está transmitindo. Tudo por falta apenas de aguçar a capacidade de raciocínio e reflexão sobre o vivido.
Lembro-me quando criança em minhas aulas de catecismo dadas no catolicismo, que minha professora insistia em que fizéssemos todas as noites, em nossas preces, o exame de consciência: análise do que fizemos de bom ou de ruim durante nosso dia. Foram meus primeiros momentos terapêuticos.

“Ele não aprende nunca!” Já escutaram essa frase? Ela é muito comum e na maior parte das vezes é falada ou escutada sem a percepção da profundidade do dito. Continuam a repetir os mesmos comportamentos, os mesmos erros de sempre. As atitudes são recorrentes, as pessoas ao redor percebem, mas quem assim age, não.

Cada momento vivido é uma aula. Dela retiramos ensinamentos e aprendemos, nos aprimoramos, melhoramos nossa forma de ser e, quando isso ocorre, fazemos jus à segunda palavra do titulo: “gratuitas”. Porque quando não aprendemos com as lições vividas pagamos um preço e, muitas vezes alto, que são os resultados obtidos.

Observem se em suas vidas estão acontecendo recorrências, situações que se repetem e que não são as desejáveis. Se sim, parem e se perguntem: “o que a vida está tentando me ensinar?”. Sem serem críticos com vocês mesmos. O julgamento só bloqueia a capacidade de ver as situações como realmente elas são. Quem vive a se julgar, vive também buscando responsabilidades fora de si para justificarem os feitos.

“A vida é uma escola”, outra frase comum e verdadeira! Que não sejamos merecedores da frase “Ele aprendeu tarde” ou mesmo o famoso “Até que enfim!”.
Que nos tornemos sempre seres abertos ao aprendizado. Nossas notas serão a qualidade de nossos resultados e de nossos estados interiores.

 

Gostou?    Sim    Não   

starstarstar Avaliação: 3 | Votos: 237


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Paulo Salvio Antolini   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa