auravide auravide

Aulas gratuitas!



Viver para alguns é uma constante aprendizagem. Por incrível que possa parecer, poucos têm essa visão. A grande maioria vive seu dia a dia em um processo repetitivo e muitas vezes até monótono.
Pois é, temos aulas gratuitas a todo momento, porém, sem muito aproveitamento. Cada decisão, cada ato, cada palavra dita é uma oportunidade de ser refletida em seu emprego e nos resultados causados.
Em meu tempo de escola, havia o que chamávamos de repetência. Repetir era ficar no mesmo ano e refazê-lo, até aprender. Hoje, tempos modernos, vemos pessoas em estágio adiantado dos estudos e que continuam a ser analfabetos funcionais, ou seja, pessoas que sabem ler a palavra, porém, sem saber interpretar o que ela diz.

Na vida, observamos pessoas repetindo anos e anos o mesmo comportamento e sem entender as lições que ela está transmitindo. Tudo por falta apenas de aguçar a capacidade de raciocínio e reflexão sobre o vivido.
Lembro-me quando criança em minhas aulas de catecismo dadas no catolicismo, que minha professora insistia em que fizéssemos todas as noites, em nossas preces, o exame de consciência: análise do que fizemos de bom ou de ruim durante nosso dia. Foram meus primeiros momentos terapêuticos.

“Ele não aprende nunca!” Já escutaram essa frase? Ela é muito comum e na maior parte das vezes é falada ou escutada sem a percepção da profundidade do dito. Continuam a repetir os mesmos comportamentos, os mesmos erros de sempre. As atitudes são recorrentes, as pessoas ao redor percebem, mas quem assim age, não.

Cada momento vivido é uma aula. Dela retiramos ensinamentos e aprendemos, nos aprimoramos, melhoramos nossa forma de ser e, quando isso ocorre, fazemos jus à segunda palavra do titulo: “gratuitas”. Porque quando não aprendemos com as lições vividas pagamos um preço e, muitas vezes alto, que são os resultados obtidos.

Observem se em suas vidas estão acontecendo recorrências, situações que se repetem e que não são as desejáveis. Se sim, parem e se perguntem: “o que a vida está tentando me ensinar?”. Sem serem críticos com vocês mesmos. O julgamento só bloqueia a capacidade de ver as situações como realmente elas são. Quem vive a se julgar, vive também buscando responsabilidades fora de si para justificarem os feitos.

“A vida é uma escola”, outra frase comum e verdadeira! Que não sejamos merecedores da frase “Ele aprendeu tarde” ou mesmo o famoso “Até que enfim!”.
Que nos tornemos sempre seres abertos ao aprendizado. Nossas notas serão a qualidade de nossos resultados e de nossos estados interiores.

 

Publicado dia 25/3/2018
  estamos online

Gostou?    Sim    Não   

starstarstar Avaliação: 3 | Votos: 237




Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.




publicidade











auravide

 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2021 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa