Menu

Autoconhecimento

Atualizado dia 8/11/2014 5:04:02 PM em Psicologia
por Aline Bellino


Facebook   E-mail   Whatsapp

O autoconhecimento é um tema importante para toda e qualquer pessoa que esteja em um processo de busca e construção de si mesmo de forma consciente. Este artigo trata-se da importância da terapia psicológica como ferramenta para o autoconhecimento. Neste processo, o paciente busca descobrir o sentido de sua existência, e entender a complexidade em que se dá a condição humana.

A terapia é uma excelente aliada neste processo, uma vez que busca, junto com o analisando, resgatar a sua autenticidade, encontrar o próximo e a si mesmo com respeito e aceitação, e, sobretudo desenvolver habilidades de dialogar, facilitando o estabelecimento de relações mais saudáveis no presente e a ressignificar situações passadas que permaneceram inacabadas.

No entanto, este processo acontece de fora para dentro, e para que haja a significação de sua existência é de suma importância que o paciente esteja engajado no processo de autoconhecimento, preocupando-se como está “sendo no mundo” e não com o seu “estar no mundo”, desenvolvendo assim, a capacidade de lidar com as demandas da sua vida de forma mais saudável, bem como a valorizar sua existência, de modo que ao reconhecer qual o sentido de sua vida, deixa de sentir-se impotente diante desta, e passa a lutar por algo significativo, diminuindo o vazio que o torna infeliz.

Pesquisas corroboram que uma das razões significativas da perda de sentido deve-se a um duplo apelo que homem atual sofre: ao mesmo tempo em que ele é solicitado a viver sua humanidade mais profundamente, faz-se um apelo para a produção e a realização material. No entanto, as pessoas têm sentido dificuldades em coordenar essas solicitações que advêm tanto do mundo externo quanto do mundo interno.

O resgate de uma atitude em que se percebe que o homem não só existe, mas coexiste com os outros, se faz necessário e se torna possível à medida que se compreende que nem tudo se reduz a objetos. O resgate da existência humana modifica a forma do homem relacionar-se com o outro, e o ajuda a construir relacionamentos mais saudáveis.

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Aline Bellino   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa