Menu

Autoconhecimento e terapia

Atualizado dia 2/19/2010 8:14:54 AM em Psicologia
por Mirtes Carneiro


Facebook   E-mail   Whatsapp

Muitas pessoas se perguntam quando é indicado fazer terapia.
Terapia é um processo, um modo de fazer algo, um procedimento; portanto, é um movimento em direção a alguma coisa. Este movimento envolve, neste caso, duas pessoas, com o propósito de restabelecer a saúde emocional e o bem estar do cliente ou paciente.
Seu terapeuta está ali para auxiliá-lo a ir em busca de seus recursos, para que você possa se fortalecer como pessoa e possa resolver seus problemas da melhor maneira para você.
Não é, absolutamente, uma relação onde você se submete de maneira passiva à terapia. Pelo contrário, é necessário uma participação ativa do cliente no processo para que este seja bem sucedido,visto que você, somente você possui a chave que abre as portas das soluções para os seus problemas.
Você deve esperar de seu terapeuta o apoio emocional realista, o não-julgamento e orientação, visto que ele fará o papel de facilitador de suas mudanças, porém, seu terapeuta não pode fazer o trabalho por você.

Várias questões podem passar pela mente de quem está se decidindo a procurar ajuda terapêutica, tais como:

O que, de fato, acontece na terapia?
O que eu posso esperar do processo terapêutico?
Será que vai valer a pena o tempo e o dinheiro gastos?
Quanto tempo será que levarei para resolver o meu problema?
Estas e outras questões podem surgir. Então, vamos falar sobre elas.

A primeira proposição que será fundamental na terapia é a autoconsciência.

O que é autoconsciência?
Autoconsciência diz respeito à sua consciência de si, dos seus pensamentos, das suas atitudes, dos porquês , dos como, enfim, conhecer o seu próprio funcionamento. Sem a autoconsciência será bastante difícil chegar a uma pleno conhecimento de si.

A segunda premissa do processo terapêutico é o exame aprofundado de suas crenças.
Em que você acredita quando faz o que faz? Por que você faz o que faz? O que você pretende quando faz o que faz? Por que você não está bem hoje? Suas crenças estão agindo a seu favor ou contra você?

A terapia tem como objetivo o autoconhecimento para que se possa viver melhor. Quanto mais sincronizados ou congruentes estiverem seus pensamentos e seus comportamentos, menos conflitos você experimentará.
O conflito interno se instala quando não conseguimos harmonizar nossas atitudes com nossos pensamentos e crenças. Muitas crenças podem estar inconscientes, e então, será necessário um processo de investigação destas crenças para que se possa trabalhá-las.
Com o autoconhecimento será possível reduzir ansiedades, e seu apoio interno a você mesmo será ampliado; haverá uma sensação de aceitação de quem você é.
O terapeuta irá encorajar a expressão genuína de seus sentimentos. Muitas vezes, temos medo de dizer ou reconhecer aquilo que pensamos ou fazemos, pois é muito comum que passemos pela vida usando máscaras de como gostaríamos de ser, diferentes daquilo que realmente somos.
Desenvolver uma nova percepção de si, dos seus recursos, suas potencialidades e também de suas limitações e seus defeitos. Torna-se um problema quando escolhemos vivenciar somente um lado de nós.
Há quem se ache tudo de bom, ignorando a parte de si que não gosta, aquela que contém as limitações.
Há quem se ache tudo de ruim, ignorando a parte de si que contém as potencialidades.
Tanto um como o outro estão enganados em relação a si mesmos, pois todos nós, seres humanos, sem exceção, possuímos as duas facetas. Negar ou superestimar uma ou outra vai criar conflito, em algum momento de nossa vida.
Reconhecer, conscientizar-se de aspectos nossos que gostamos e daqueles que não gostamos, este é o ponto inicial do processo de autoconhecimento. A partir daí, podemos seguir a vida mais conscientes de nós e não como robôs, agindo de forma automática, muitas vezes gerando grandes sofrimentos para nós.
A solução para o sofrimento, caros amigos, é conhecer-se e se aceitar, com suas qualidades e defeitos.
Bem , este é o processo.

E agora, a pergunta: quanto tempo vai durar isto?
Não sei, quem vai ditar o andar da carruagem será o próprio cliente, à medida em que elabora suas questões e segue para outras, que serão mais ou menos significativas. Pode ser rápido ou não, você poderá querer se aprofundar ou não, o terapeuta vai acompanhá-lo, mas quem dita as regras é você.

Uma coisa é certa: vale a pena o tempo e o dinheiro investidos, afinal, trata-se da pessoa mais importante no mundo: você mesmo. Você merece o melhor, e é rumo a este melhor que a terapia irá levá-lo. O melhor para você, não o melhor para esta ou aquela pessoa, mas o melhor para você.
Lembre-se sempre de que somos diamantes, muitas vezes encobertos por muita terra, lama ou algumas coisas mais. Cabe a você limpar o seu próprio diamante, fazê-lo brilhar e seu terapeuta vai ajudá-lo neste processo.
Vale a pena mostrar ao mundo seu diamante, para que haja mais luz nesta vida!  

Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 20


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Mirtes Carneiro   
Mirtes Carneiro CRP06/111130 Psicóloga e Psicanalista Atendimento on line Tel 11 9 8108-5021
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa