Menu

Baixa autoestima, o que é isso?

Atualizado dia 12/9/2017 5:41:51 PM em Psicologia
por Suéllen Santana de Oliveira


Facebook   E-mail   Whatsapp

Segundo o psicanalista Flávio Gikovate, disciplina, ética e a certeza de que se está agindo de acordo com valores pessoais são atitudes essenciais para desenvolver o amor-próprio.
 
De acordo com o psicanalista em uma entrevista de uma determinada revista, a autoestima nada mais é que um juizo, um julgamento que faço a meu respeito(...) A autoestima ficará em baixa se eu agir em desacordo com meus prórpios valores.
Exemplo: "Se eu me propuser, a parar de fumar e não parar, isso baixa a autoestima. Se decidir fazer ginástica todos os dias e honrar o que combinei comigo mesmo, isso me deixa com boa autoestima. Quando minha razão se opõe às vontades e a disciplina ganha, minha autoestima cresce".
 
Ainda completa: "A baixa autoestima torna as pessoas ciumentas e dominadoras, atitudes que associamos a quem nos parece mais egoísta. Elas gostam de botar banca, mostras que estão ótimas, que se adoram e são superfelizes. Essas pessoas toleram mal as frustações e as inevitáveis dores da vida".
 


Por isso, a terapia comportamental é tão importante nestes casos, no qual a baixa autoestima é um dos principais sinais da depressão. Nisso a terapia ajuda a elevar e proporcionar ao indivíduo a autoconfiança aliada necessária à felicidade.
Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstar Avaliação: 2 | Votos: 232


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Suéllen Santana de Oliveira   
Sou psicóloga formada na UNISANTOS em 2008, trabalho com abordagem cognitiva comportamental. (13) 98188-5558 [email protected]
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa