Menu

Busque o Coaching, encontre resultados positivos

Atualizado dia 1/29/2012 6:50:26 PM em Psicologia
por Eliane Machado Silva


Facebook   E-mail   Whatsapp

Agora você pode contar com um recurso a mais para conhecer suas habilidades e competências, para fortalecer e dar direcionamento aos seus projetos, tanto na vida pessoal na área profissional.
Nestes tempos, pessoas e organizações buscam alcançar suas metas e realizar seus sonhos e desejos da forma mais rápida possível.
Neste sentido o Coaching, que vem chegando ao Brasil desde os anos 70, encontra uma nova dimensão no âmbito empresarial e torna-se acessível também às pessoas que por livre iniciativa desejam “fazer acontecer” algo novo, transformador e gratificante em suas vidas.

Estamos falando de um processo de autodesenvolvimento, potencialização de ações e alcance de metas na vida pessoal e profissional e como tal, tem início, meio e fim devidamente planejados com prazo pré-estabelecido. Acontece a partir de uma parceria estreita e harmoniosa entre o coach e o coachee.

O coach é o profissional especialista, certificado e preparado para conduzir o processo, utilizando para isto uma metodologia simples, composta de técnicas e ferramentas que permitem a criatividade e garantem excelentes resultados.

O coachee é o cliente - pessoa, grupo ou organização - que deseja criar estratégias interessantes e eficazes para alcançar objetivos e efetuar mudanças significativas num curto espaço de tempo.

O coach apoia, estimula, desafia, ajuda o coachee conhecer seus pontos fortes minimizar e eliminar fragilidades e bloqueios que o estão limitando de ir além. Ainda, desenvolver e ampliar competências e habilidades, investir energia e manter o foco rumo àquilo que se quer alcançar.
O coach não tem a preocupação de ensinar, mas o coachee aprende!

O coaching é de natureza multidisciplinar e tem bases científicas nas neurociências, programação neurolinguística, modelagem, pensamento sistêmico, psicologia positiva, análise comportamental, administração e gestão de pessoas e, física quântica.
Trata-se de uma abordagem nova no Brasil e sua aplicação tem trazido impacto muito significativo na vida de pessoas e organizações que buscam evoluir e alinhar-se às transformações sociais e universais do momento.
Caracteriza-se essencialmente pelo estabelecimento de metas/objetivos específicos a serem alcançados naquele momento ou fase de vida. É marcado pelo desenvolvimento de ações numa evolução contínua. Permite ao coachee uma progressividade e aproximação cada vez maior do alcance de seus objetivos e realização de seus sonhos.

Durante o coaching, cabe ao profissional conduzir o processo pautado em princípios de humanidade, valores, ampliação de sua percepção, conhecimentos acerca do comportamento humano e principalmente percepção e compreensão de características e necessidades peculiares a cada coachee.

Quais os BENEFÍCIOS que o COACHING traz para VOCÊ?

“O maior benefício do Coaching é o aumento de Resultados Positivos nas diversas áreas de sua vida”, afirma J. R. MARQUES.
É importante ressaltar que nós seres humanos somos um TODO indivisível, composto de vários aspectos, todos fundamentais para estarmos em estado de harmonia e satisfação conosco, com o outro e com a vida.
Especialistas das áreas da saúde, das ciências humanas e sociais, vêem comprovando há vários anos que o adoecimento tanto físico quanto emocional, o desconforto e insatisfação existencial, dão-se na maioria das vezes em conseqüência da fragmentação de uma ou mais partes deste todo.

Assim, o coaching utiliza em sua metodologia a Roda da Vida que é uma ferramenta que possibilita avaliar a Satisfação do coachee nas diversas áreas da vida. Possibilita um “diagnóstico” e o estabelecimento de um plano de desenvolvimento de todo o trabalho.

A identificação de um aspecto que esteja necessitando maior atenção e o trabalho que é feito durante o processo comprovam que, mudando uma das áreas da vida para melhor, todas as outras serão beneficiadas.
Podemos considerar que os benefícios agregados durante o processo na área pessoal, por exemplo, poderão com certeza favorecer o desenvolvimento de aspectos importantíssimos para a área profissional e vice-versa.

Destacamos a seguir, os benefícios para a vida pessoal e profissional.

Benefícios do coaching para a SUA vida pessoal:
 Coloca você em Movimento.
 Propicia o Autoconhecimento.
 Promove elevação da Autoestima.
 Desenvolve o sentimento de Autoconfiança.
 Leva à Autonomia.
 Estimula Ação Inteligente.
 Instiga a Criatividade.
 Resulta em Mudanças.
 Superação de Limites/Bloqueios.
 Conecta você com Prosperidade.
 Favorece a Saúde.

Convido você a considerar a frase do poeta: “Cada um de nós compõe a sua própria história e cada SER em si carrega o dom de ser capaz, de ser feliz.”.
E então decidir se faz sentido pensar nas questões que se seguem.

 Você deseja apropriar-se de sua história e construir seu próprio caminho?
 Tem sonhos e quer transformá-los em metas atingíveis?
 Quer realizar mudanças surpreendentemente positivas e significativas em sua vida?
 Quer colocar seus potenciais em ação e alçar voos cada vez mais altos?
 Quer criar estratégias inteligentes para alcançar seus objetivos?
 Quer conhecer seus pontos fortes e colocá-los em ação em prol da realização de seus potenciais?
 Quer resignificar e curar pontos de fragilidades em seu comportamento?
 Quer se amar mais e viver em plenitude?
 Quer ampliar seu repertório de respostas aos desafios que a vida lhe impõe?
 Quer construir relacionamentos saudáveis e gratificantes?

Fernando Dolabela ao prefaciar o livro “A Reinvenção do Profissional de A. Prates”, coloca a seguinte questão aos profissionais: “pode ser competente aquele que precisa que os outros lhe digam qual deve ser a sua competência? (...) ao deixar-se conduzir pelas correntes desse fluxo, submetendo-se ao molde que vem de fora, o indivíduo represa a sua autonomia e delega a autoria de si mesmo”.

Benefícios do COACHING para a SUA vida profissional:

 Ajuda você a Planejar e Construir uma carreira de sucesso.
 Realizar trabalhos mais gratificantes e significativos.
 Ser autônomo e escolher onde quer atuar.
 Descobrir no que você é muito bom.
 Potencializar suas habilidades e competências.
 Comunicar-se de maneira eficaz.
 Ser proativo.
 Melhorar resultados financeiros e a prosperidade.
 Desenvolver competências para relacionamentos e trabalho em equipe.

Termino lembrando a você que o coaching é mais um convite para que você seja autônomo, faça as suas escolhas e as transformações que deseja em sua vida, alcançando resultados surpreendentes.
Escolha mudar aquilo que você quer, se você não escolhe, a vida vem e te muda.

Referências:

JOSÉ ROBERTO MARQUES
INSTITUTO BRASILEIRO DE COACHING

ALEXANDRE PRATES
A REINVENÇÃO DO PROFISSIONAL
Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 11


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Eliane Machado Silva   
Atuo facilitando a transformação de pessoas e organizações e alcançarem os resultados desejados, otimizando a saúde e desenvolvimento de líderes e equipes que façam a diferença. Para isso utilizo conhecimentos da psicologia, do coaching, da física quantica e espiritualidade.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa