Menu

Ciência, religião e espiritualidade

Atualizado dia 10/12/2021 7:20:48 PM em Psicologia
por Bernardino Nilton Nascimento


Facebook   E-mail   Whatsapp



O pensamento religioso visa confrontar uma síntese entre a própria fé e a visão da evolução humana. Se a Teologia é uma reflexão científica sobre a fé, então deve conhecer a doutrina espírita e verificar o seu valor.

Deverá examinar em que medida pode contribuir para a evolução da humanidade, tão castigada e enganada pela ciência e pelas traduções das chamadas escrituras sagradas, modificada de acordo com a ocasião e os acordos entre a política dos Reis e os guardiões dos pergaminhos e suas traduções.

Existe uma grande diferença espiritualmente falando, entre antes e depois de Jesus Cristo. Antes; o medo, o castigo e o autoritarismo com que mostravam Deus o colocavam em uma visão meio que materialista. Depois de Jesus; o amor, o perdão e o paraíso de Deus. Jesus era espiritualista, não há como negar. Como oferecer o perdão, o encontro no reino do paraíso sem acreditar na vida espiritual?

Confrontando uma visão espiritual com as doutrinas tradicionais e suas diferenças nas interpretações, talvez muitos fossem eliminados com o que foi escrito de verdade, sem nenhuma fantasia de contos de fadas com seus pecados mortais. De qualquer forma, tentar uma possível integração fará com que certos elementos tenham um caráter diferente da visão atual que ainda imprime.

Por outro lado, não podemos mais nos limitar a uma ideia ou outra, a doutrina é uma ideia. Devemos atender a outros problemas relativos ao confronto entre evolução, ciência e religião. Agora, a ciência visa uma evolução materialista, as religiões visam o passado com o presente e a doutrina espírita visa a evolução do ser humano em direção ao futuro. Uma explicação simples é suficiente: somos todos seres humanos e filhos de um pai.

Todas as diferenças são temporárias, pois não passam de ideias e interpretações. O mundo é mutável, tudo é mutável e a evolução unirá os verdadeiros valores da espiritualidade.

BNN





Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 20


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Bernardino Nilton Nascimento   
"Não seja um investigador de defeitos, seja um descobridor de virtudes"./ "Quando a ansiedade assume a frente, as soluções vão para o final da fila"./ "Quando os ventos do Universo resolve soprar a favor, até os erros dão certo". BNN
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa