Menu

CÍUMES: Meu direito de possuir você!

Atualizado dia 2/28/2010 11:01:38 PM em Psicologia
por Marcia Dario


Facebook   E-mail   Whatsapp

(Ou, eu o possuo e você me possui!)

Como um labirinto sem saída, CIÚMES nos levam a comportamentos desesperados, impulsivos e irracionais, em busca de uma saída libertadora e que provoque a realização de acesso ao nosso objeto de desejo.
O resultado disso: tristeza, melancolia, decepção e separação.
Mas, afinal, de onde vem esse “monstro de olhos verdes” do Ciúme? A resposta é bem clara e fácil: CIÚMES é o melhor indicador da baixa autoestima!
Ele aflora com o nosso processo de crescimento, continuamente reforçado pelo comportamento adulto, através das conduções das pessoas que nos educam ou formam, ou com as quais convivemos.
É comum, inclusive, um comportamento bem aceitável, mesmo que ao final todos reclamem!
O pior, CIÚME ainda é visto como um comportamento romântico correto! Não só nos filmes e novelas, mas na vida real ouvimos: “Se você não tem ciúmes de mim, então, você não me ama”.
Como é uma emoção sobre a qual não temos controle, sentimos dor, que causa medo, chegando à raiva e finalmente ao ódio – ódio por aquele que você deseja possuir, ódio em direção a si mesmo, pela sua inflexibilidade e necessidade de controle absoluto.
Você se sente só, isolado e abandonado por aqueles que representam tudo em sua vida. E tem ainda outro preço a ser pago: perde a habilidade de controlar seus sentimentos, principalmente, por não poder controlar o sentimento do outro.
Qual é o objetivo dos CIÚMES? Provar que somos desejados por aquele que desejamos!
Na verdade, ciúme é uma doença e que se espalha e contamina. Ainda mais, mata a autoestima.
Não podemos deixar de falar da pequena irmã do Ciúme, a Inveja, ambas nos impedem de ser quem somos, nos limita à dependência da aceitação e amor de outras pessoas.
Mas, ciúme e inveja são duas emoções muito diferentes.
Ciúme foca primeiramente em pessoas que nós desejamos que nos desejem. Pensando nelas ou na presença delas, acreditamos que vamos realizar nosso sonho, apenas quando elas renderam sua fita e autoridade a nós. Obviamente, completa e exclusivamente.
Já a Inveja centra-se em habilidades, competências, atitudes e talentos que desejamos, mas negamos em nós e enxergamos tudo isso em outra pessoa.
Muitas vezes, ela se manifesta em forma de “fofocas”, críticas em direção a qualquer um que tenha mais daquilo que queremos ter.
Bem o que vocês acreditam que a grande maioria das pessoas inveja e do que têm ciúmes? Isso mesmo... da realização e felicidade que os outros demonstram ter.

Bem essa é a maior sabotagem que podemos fazer conosco. Por que não paramos esse jogo de verdadeira roleta russa que fazemos com nossos talentos, habilidades e capacidade de amar? Basta que entendamos que a autoestima não depende de como os outros nos vêem, mas de como nós vemos a nós mesmos.
A vida não é um grande palco e o nosso valor não é determinado pelo número de ingressos vendidos!!!
Não precisamos amar todo mundo e nem todos irão nos amar.
Se quisermos amor, respeito, aceitação e admiração, precisamos mostrar isso ao mundo!
Claro que nada disso garante que as pessoas vão corresponder ao seu sentimento ou à sua expectativa e concordar com seus desejos.
Mas e daí? Para ser quem você é não precisa que todos lhe rendam autoridade ou concordância.

O QUE A CINESIOLOGIA PODE FAZER POR VOCÊ?

Primeiro, identificar o que lhe estressa nesse assunto, ou seja: quem aparece, o que significa usualmente, alguém com quem você já se relacionou e lhe provocou algum comportamento de dor.
Depois... o que efetivamente aconteceu nessa situação, que emoções, traumas surgiram.
E finalmente em que idade tudo isso começou.
Verificamos também se você quer ou não se beneficiar desse trabalho, ou seja, curar-se. E qual parte do seu corpo sentiu ou registrou essa dor.
E assim pode nesse momento projetar uma mudança positiva nesse assunto, através de uma nova ação, nova resposta e novo comportamento, que serão infundidos nesse trabalho.
O seu compromisso será, a partir de então, estar consciente das mudanças positivas, que começam a ter lugar na sua vida, ao invés do “monstro de olhos verdes”... CIÚME.

Uma excelente semana a todos nós! Paz em nossos corações. Grande abraço.  

Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 12


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Marcia Dario   
Márcia Dario graduou-se em Letras (português e inglês). Especializou-se em Recursos Humanos, Marketing, Cibernética Social, Psicobiofísica, Psicopedagogia e em Cinesiologia Aplicada pela escola "Three in One Concepts", sendo facilitadora desde 1994. Fez também Locução, Rádio e Dublagem. É Coach, pelo Instituto Holos.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa