Menu

CLÁSSICO PAULISTA

Atualizado dia 2/6/2010 8:38:54 PM em Psicologia
por Maria do Carmo M. de Barros Torres


Facebook   E-mail   Whatsapp

No Brasil oficialmente não há guerra, dessas que se mata para conquistar territórios e poder.

No Brasil há, sim, guerra dessas que se bate, se esmurra, se mata. Onde se perde a compostura e sensatez para conquistar territórios e poder.

São territórios e poderes simbólicos e que exercem muita paixão.

Falamos aqui especificamente do futebol. Nada contra o futebol, mas é que enquanto escrevo, os meus assistem pela TV o jogo Corinthians X Palmeiras. Um clássico paulista.

Enquanto me concentro, ouço gritos. Não só dos de casa, mas da vizinhança também. Membros da Gaviões da Fiel? Da Mancha Verde? Não sei. As pessoas se interagem no esporte, mais ainda no futebol.

Há os que discutem suas regras como se daquilo dependesse suas vidas.

Há outros que torcem com tamanha paixão que seus gritos são ouvidos como verdadeiros chamamentos de guerra.

Nas mesas redondas que acontecem logo após os jogos, há uma repetição insistente dos melhores e piores lances. Uma busca incessante de se encontrar o líder, o poderoso, o melhor.

Mas o objetivo da criação de qualquer esporte ou jogo não é sempre trabalhar suas regras, onde dentro de um determinado espaço e tempo, as mesmas devem ser rigorosamente respeitadas, e assim vão sendo trabalhados quesitos como disciplina, organização, respeito mútuo, espírito de equipe e coletividade, serenidade, equilíbrio físico, mental, espiritual, psicológico... E tantos outros?

O que temos visto não é bem isto. Não são exemplos bacanas (em sua maioria) de serem seguidos.

A pancadaria muitas vezes impera dentro e fora dos gramados. Temos visto um festival de torcedores, jogadores, técnicos e tantos outros se digladiando ensandecidos como nos tempos medievais.

Enquanto as vaidades pessoais falarem mais alto, os adversários serão vistos como inimigos, perdendo-se o espírito desportista.

Perde o torcedor, perde o futebol, perde o esporte.

Texto revisado


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 3


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Maria do Carmo M. de Barros Torres   
Psicóloga Clínica e Educadora, é idealizadora do Projeto Fio de Ariadne.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa