Menu

Coaching de Carreira: construindo profissionais de sucesso

Atualizado dia 8/18/2015 3:50:19 PM em Psicologia
por Paulo Rubens Nascimento Sousa


Facebook   E-mail   Whatsapp

Muitas dúvidas pairam na cabeça dos jovens em início de carreira. Qual caminho seguir? Como crescer e ter sucesso na profissão? Ou ainda, como conciliá-la com os objetivos pessoais e ter sucesso? Tudo isso, não é para menos. Essas dúvidas fazem parte de um importante processo decisório, uma vez que a escolha da profissão é o primeiro passo na construção de seu futuro profissional.
O Coaching de Carreira é um excelente apoio para aqueles que desejam passar por esta fase sem sofrimentos, e definir, com assertividade, qual profissão está de acordo com as aptidões, habilidades e desejos de vida. Pode ser aplicado ainda como auxílio em processos de transição ou aposentadoria.

Mas, o que é Coaching?

Coaching é um processo de aceleração de resultados que utiliza técnicas, ferramentas e recursos de diversas ciências, que estudam o comportamento humano e objetivam seu desenvolvimento. Entre elas destacamos – a Psicologia Positiva/Comportamental, Sociologia, Administração de Empresas, Gestão de Pessoas, Neurociências e a Programação Neurolinguística.

O Poder do Coaching de Carreira
O Coaching de Carreira, segundo pesquisa realizada pela consultoria Robert Half, traz impactos positivos para 88% dos profissionais brasileiros. Através de planos de ação consistentes, construídos a partir das necessidades e das metas estipuladas pelo coachee (cliente), o coach (profissional que conduz o processo) apóia na visualização dos objetivos e na motivação para realizar as ações que levarão aos resultados desejados para a carreira do profissional.
O processo de Coaching auxilia tanto na decisão sobre qual carreira seguir, como também otimiza o desenvolvimento do profissional que está iniciando no mercado de trabalho, e também por isso, precisa desenvolver competências específicas. Deste modo, é possível visualizar e trabalhar seus pontos fortes, os pontos de melhoria e maximizar os resultados. O Coaching possibilita ainda que o cliente elimine seus comportamentos sabotadores, quebre barreiras e crenças limitantes, aumente a autoconfiança, a autoestima, possa conhecer melhor a si mesmo, decidir claramente o rumo de suas escolhas.

Alguns números do Coaching:
Na Europa, uma recente pesquisa apresentou que 32% das empresas de pequeno porte já utilizam o processo de coaching, com foco no desenvolvimento de líderes e de gestores. Em outra pesquisa realizada por um jornal inglês, 20% das pequenas empresas estão usando a metodologia como parte de sua estratégia de crescimento.

Outro estudo internacional aponta que 79% das médias e grandes empresas na Inglaterra relatam o uso de coaching. Enquanto isso, nos Estados Unidos, uma pesquisa do Washington Post, um dos jornais de maior circulação no país, realizada com 346 empresas que utilizam coaching, mostrou que 73% delas são de pequeno e médio porte. Um estudo da Fortune 500 mostra que empresas que passaram a utilizar o processo de coaching como parte do desenvolvimento de seus líderes conseguiram registrar uma aumento de 43% na satisfação de seus clientes externos. Além disso, a relação entre clientes internos gerou um nível de satisfação na casa de 38% - esses benefícios foram apurados durante um período de 6 meses de utilização do processo de coaching.

Programa de Coaching de Carreira
Um processo de desenvolvimento pessoal através de um sistema multidisciplinar de Self Coaching e Coaching de Carreira, onde o coachee é levado através de um processo individual profundo a reconhecer em si seus potenciais, bem como multiplicá-los em forças impulsionadoras de suas oportunidades na vida e na carreira. O programa visa, em primeiro lugar, colocar o coachee em contato com seu propósito de vida, orientando seu potencial em Ser para a implementação de sua visão e a realização de sua missão de vida.
O programa consta de um processo que chamo de patrocínio motivacional que se trata de um agente impulsionador de resultado através da psicologia positiva e da neurolinguística, através de sensibilização de grupo e individual, sendo um processo profundo de educação e transformação pessoal dos valores humanos que orientam os rumos de nossas histórias de vida. Vivemos na sociedade do conhecimento, onde, as exigências são maiores do que as nossas competências cognitivas, nossa instrução e formação profissional, pede de nós conhecimento técnico, conhecimento e gestão do outro, autoconhecimento e o desenvolvimento de outras inteligências que completo o processo de vir a ser na vida.
O programa é elaborado a partir de um processo de Assessment e psicologia comportamental, onde o coachee passa por uma série de avaliações cognitivas e comportamentais, com a finalidade de classificar suas formas de atuação comportamentais, inteligências, e orientação vocacional, através de testes de última geração em psicologia comportamental, associado ao processo de Self coaching e Coaching de carreira, sendo 4 palestras e 10 sessões de atendimento individual, de onde o coachee sai com seu plano de vida e profissional orientado para o sucesso de suas metas e realização de seus propósitos de vida.

Texto Revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 50


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Paulo Rubens Nascimento Sousa   
PSICOTERAPEUTA JUNGUIANO, ATUA COM HOMEOPATIA, TERAPIA FLORAL E FITOTERAPIA. PROFESSIONAL E SELF COACHING
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa