Menu

COACHING: UMA JORNADA PARTILHADA PARA A QUALIDADE EM SER HUMANO

Atualizado dia 5/7/2012 6:52:32 PM em Psicologia
por Paulo Rubens Nascimento Sousa


Facebook   E-mail   Whatsapp

O termo inglês é usual no mundo dos esportes e designa o papel do professor, treinador, preparador, o “técnico”. A palavra, de origem inglesa (Coach) foi utilizada a primeira vez na cidade de Kócs (Hungria) para designar carruagem. Alunos nobres nas universidades inglesas do século XVIII iam para as aulas de coach (carruagem). A partir daí a denominação vira gíria universitária, para designar “tutor particular” que prepara o aluno para o exame de uma determinada matéria.

Coach é o papel que você assume quando se compromete a apoiar alguém a atingir um determinado objetivo. Portanto, o processo de coaching começa quando a pessoa resolve procurar ajuda profissional para encontrar apoio na realização de um projeto. É um processo que inicia por despertar as reais capacidades latentes da pessoa que procura ajuda para trabalhar seus pontos fracos, para alcançar suas metas de vida.

Coaching é um processo de empowerment, de encorajamento, no qual você toma de seu poder interior, bloqueado por alguma razão, para alcançar algum propósito de vida. Todos nós somos dotados de poderes e qualidades que esquecemos por circunstancias da vida. As dificuldades que carregamos em nós e que nos distanciam de nossas realizações vão nos reduzindo a papeis muito menores do que podemos realizar porque estamos presos a experiências e a vícios que nos impedem de sermos o que verdadeiramente viemos cumprir como seres humanos, dotados de qualidades e habilidades inexoráveis.

O grande desafio de nosso tempo é nos reinventarmos, mudarmos os nossos modelos de vida. Uma grande revolução silenciosa vem mudando aos poucos nossa relação com o trabalho e com o tempo. As velhas visões de mundo, como bens, produção, liderança estão exigindo novos parâmetros aonde o homem tem muito mais desafios e exigências do que em qualquer outra era da historia humana. O mundo atual com seus Sete bilhões de habitantes nunca esteve tão à beira do colapso quanto agora. Entramos no antropoceno, a era do homem. Onde o Ser humano tem um grande desafio que é a qualidade em ser para termos realizações de qualidade e de significado para a humanidade.

O coaching é um processo profissional de apoio e parceria com foco em resultados positivos de vida e para a qualidade em Ser Humano. É uma metodologia que dispõe de ferramentas e técnicas para mudar padrões e hábitos, e despertar potenciais escondidos por trás de desculpas e crenças que desviam e deformam os resultados da vida. Os processos de coaching profissional envolvem uma clara mudança nos padrões e hábitos que orientam nossa vida. Através da elaboração de uma perspectiva proativa dos nossos valores e das crenças pessoais.
Coaching não é um processo de terapia ou ensino, é um método que desperta o potencial da pessoa, e busca através de técnicas alinhar ações e propósitos para que a pessoa tenha acesso a fonte de possibilidades de seu self interior.

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 54


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Paulo Rubens Nascimento Sousa   
PSICOTERAPEUTA JUNGUIANO, ATUA COM HOMEOPATIA, TERAPIA FLORAL E FITOTERAPIA. PROFESSIONAL E SELF COACHING
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa