auravide auravide

Como controlar a mistura de sentimentos causados pelo ciúme?


Facebook   E-mail   Whatsapp

O ciúme não é uma emoção única, é uma mistura de muitos sentimentos confusos, como, por exemplo, raiva, ansiedade, medo, confusão, excitação, impotência, desesperança, tristeza e por ai vai.  Isso significa que sentimentos negativos dolorosos podem muitas vezes se misturar com sentimentos positivos de amor.
E todos eles são sempre oriundos de pensamentos. Por isso, é importante lembrar que nós não temos controle do que sentimentos, mas podemos sim controlar com muito custo aquilo que pensamos.
Com frequência, vemos pessoas sendo dominadas pelo seu ciúme, tomando atitudes com base nele. Se não queremos ser controlados pelas emoções que se apresentam neste estado, devemos por tanto prestar atenção aos nossos pensamentos. Estes por muitas vezes desencadeiam em estratégias para controlar a outra pessoa, o que acaba por prejudicar o relacionamento.

Podemos dizer que o ciúme é motivado pelo desejo insaciável de controle. Isso pode nos levar a imaginar coisas terríveis, que podem ou não ser verdadeiras.
Portanto, precisamos lembrar algumas coisas antes de sair intempestivamente acusando o outro. Primeiro entender que nunca teremos o controle absoluto de tudo e segundo, que sentimentos não são fatos, e que às vezes estamos imaginando coisas não verdadeiras com base na nossa insegurança.

Logo ter um pensamento ciumento ou sentir ciúme não é o problema, e sim o que fazemos com isto, ou seja, é a resposta a isso que pode muitas vezes nos causar problemas. Uma coisa é sentir ciúme, outra coisa é agir de acordo com ele.
Texto Revisado



 

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 5


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Autor: Flávia Fuzeti Fagali   
Psicologa Junguiana/ Psicossomática. Atende na Avenida Brigadeiro Faria Lima, próximo ao metrô, e nas regiões da Paulista, Vila Mariana e Metrô Sumaré. Telefone para contato e WhatsApp (11) 98278 8785
E-mail: flaviafagali@gmail.com | Mais artigos.

Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2021 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa