Menu

Como não julgar?

Atualizado dia 11/24/2015 1:23:31 PM em Psicologia
por Paulo Tavarez


Facebook   E-mail   Whatsapp

Você já reparou que quando julga alguém, o faz a partir de princípios morais? Consegue perceber que todo um arsenal de crenças e valores já estão prontos, aí, dentro de você no momento em que está avaliando alguém? Isso porque o mundo, aos poucos, foi criando em você um programa de ‘certo’ e ‘errado’ que é determinante na forma de você interagir com as pessoas

E se não existissem os códigos morais? E se nós nos orientássemos apenas pela Natureza, obedecendo apenas o princípio de não fazer ao outro o que não gostaríamos que nos fizessem?

É, meu amigo, isso por enquanto é utopia. Só seria possível se todos nós fossemos cristãos de coração, compreendendo que Cristo não só lutou contra todas as tradições, questionando as leis de sua época, como exemplificou a tolerância, a aceitação, a compreensão e muitas outras virtudes. Jesus não julgava ninguém, isso estava fora de questão, prova disso foi a passagem da pecadora, preferiu transferir a responsabilidade para aqueles que não tivessem pecado.

Além de não sermos cristao, ainda nos comportamos como fariseus. Não conseguimos subir esse degrau. Dizem que o ocidente é judaico-cristão, mentira! O ocidente é apenas judaico, pois nos comportamos como os judeus de outrora: julgando, condenando, apedrejando, combatendo, enfim, reproduzindo cegamente as programações morais que ensinam.

“Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no Reino dos Céus” Mt 5:20.

Lembram dessas palavras? Pois é, há muito tempo já fomos alertados do grande equívoco de nos orientarmos cegamente por preceitos morais e éticos que reproduzem apenas convenções sociais. Está na hora de seguir a própria intuição, ouvir o coração, permitir que o mundo se movimente sem as nossas intervenções, permitir que cada um seja aquilo que é, enfim, deixar de ser ‘normal’ para ser natural.

“É proibido proibir” gritava o cantor baiano. Hoje deveríamos gritar “É proibido julgar”, até que todos os preconceitos e a intolerância que nos governam sejam dirimidos. Chega de conceitos prontos, vamos esvaziar esse copo, vamos nos permitir recomeçar e olhar o mundo sem a contaminação desse programa nefasto.

Texto Revisado
 


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 17


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Paulo Tavarez   
Conheça meu artigos: Terapeuta Holístico, Palestrante, Psicapômetra, Instrutor de Yoga, Pesquisador, escritor, nada disso me define. Eu sou o que Eu sou! Whatsupp (só para mensagens): 11-94074-1972
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa