Menu

Conhecendo as doenças psicossomáticas

Atualizado dia 11/19/2013 9:54:14 AM em Psicologia
por Camilo de Lelis Mendonça Mota


Facebook   E-mail   Whatsapp

Somatização e doenças psicossomáticas são termos que vêm se tornando comuns no uso diário das pessoas. A relação entre o estado emocional e a causa de algumas doenças tem sido comprovada através de estudos e observações clínicas. No entanto, no senso comum, certas simplificações tornam o assunto um cenário propício a especulações.

A Psicossomática é a ciência que estuda a relação entre a doença e suas causas psíquicas, com sua abordagem moderna remontando a Sigmund Freud (1856-1939), a partir de sua teorização sobre as neuroses de conversão. Desde sua época, muito se avançou neste campo. É o que se pode observar a partir da leitura de Quando a alma fala através do corpo: compreender e curar distúrbios psicossomáticos, de Hans Morschitzky e Sigrid Sator (Petrópolis, Vozes, 2013, trad. Lorena Richter, 336 p.). O estudo dos autores situa os distúrbios em seu contexto biológico, psicológico e social, compreendendo a doença e o indivíduo de maneira dinâmica.

O livro não é um manual. Pelo contrário, procura abordar de maneira detalhada os vários componentes que caracterizariam uma doença como de fundo psicossomático ou simplesmente de fundo orgânico. Dessa forma, a obra fala sobre distúrbios do coração, estômago, pulmão, olhos e pele, entre outros, analisando questões somatoformes (orgânicas) e psicogênicas, além de fatores comportamentais que comprometem a saúde do indivíduo. Destaque para as explicações de fundo fisiológico, que esclarecem bastante sobre o funcionamento orgânico do corpo de maneira objetiva.

Quando a alma fala através do corpo é destinado não só a profissionais da área de saúde, como médicos, psicólogos e psicanalistas, mas também ao público leigo, que encontra na obra referências importantes para a compreensão dos distúrbios psicossomáticos de maneira compreensível e ao mesmo tempo séria.

Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 5


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Camilo de Lelis Mendonça Mota   
Terapeuta Holístico, CRT 42617, Psicanalista, Mestre de Reiki, Karuna Reiki, Terapeuta Floral. Atendimento terapêutico em Araruama-RJ, São Pedro da Aldeia-RJ e Saquarema-RJ com hora marcada Tel. (22) 99770-7322. Visite também o site www.camilomota.com.br
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa