Autoconhecimento Autoajuda e Espiritualidade
 
auravide auravide

Conseqüências e vantagens da mente clara

por Regis S Mesquita de Oliveira

Publicado dia 23/2/2011 em Psicologia

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp


Para entender este texto sugiro que leia antes o texto: Focar o presente e a simplicidade para amplificar a satisfação

A mente reativa reage ao que está condicionada e aos instintos. Prioritariamente, ela tenta se defender, por isto sempre foca problemas e dificuldades. Por ser uma mente que gera pouca satisfação, ela busca compensação através dos desejos e fantasias que cria continuamente. Como conseqüência, poucas vezes foca a realidade e raramente se mantém no presente, no que acontece no aqui e agora.  

E a mente clara? A mente só é clara quando consegue focar o presente em sua simplicidade. No exemplo do texto o homem decidiu focar o gosto e o cheiro do café especial que estava tomando. Uma atitude simples e COERENTE com a escolha feita. A mente clara é assim: após feita a escolha, ela se mantém no presente, usufruindo da escolha e intensificando a vida. A prioridade não é se defender, e sim usufruir do que foi escolhido para viver.

 O homem decidiu realizar o desejo de tomar o café. Comprou o café e enquanto a mente reativa o dominou, ele esteve distante, preso em seus pensamentos, problemas, desejos e fantasias. Praticamente não sentiu o gosto do meio copo de café que tomou.

 Quando a mente clara entrou em ação, ele agiu com simplicidade. Ele prestou atenção ao café, cheiro e gosto. Tomou-o em pequenos goles e para intensificar o prazer manteve-o na boca por algum tempo. Em pouco tempo estava satisfeito por ter tido muita satisfação.

Vamos pensar em duas conseqüências práticas. Primeiro: o homem poderia ter tomado somente meio copo de café e ingerido menos calorias. Teria ficado muito satisfeito e "menos gordo". A mente clara permite que fiquemos satisfeitos/saciados com menos.

Segunda conseqüência: como chegamos mais rapidamente à satisfação, é mais fácil de promover a solidariedade. Se meio copo de café trará a saciedade para este homem, ele pode compartilhar a outra metade com alguém. A solidariedade deixa de ser algo moral e passa a ser uma prática viável e simples.

Um dos maiores estimuladores do egoísmo é a falta de satisfação do ser humano, que o faz querer e necessitar de mais e mais. A mente clara, ao permitir maior satisfação, ajuda a tornar as pessoas mais propícias a compartilhar.

A mente clara é uma mente coerente e simples, focada no presente. Este é um dos maiores segredos de uma vida intensa e bem vivida. 


Regis Mesquita é psicólogo e terapeuta de vidas passadas em Campinas. (19) 3236-7511 

[email protected]

https://twitter.com/mesquitaregis 
Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo

auravide auravide
Gostou deste Artigo?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 5

Autor: Regis S Mesquita de Oliveira   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   


Veja também
artigo Sabedoria
artigo Quais as deusas que habitam dentro em mim?
artigo Felicidade em suas asas
artigo Coração Ardente II

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.




horoscopo

auravide auravide

auravide

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2020 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa