Menu

Constelações Familiares, o Campo Sistêmico e interfaces com o Inconsciente Coletivo na obra de Carl Gustav Jung

Atualizado dia 8/19/2021 9:45:51 AM em Psicologia
por Roberto Debski


Facebook   E-mail   Whatsapp

Sempre que abrimos um campo de constelação sistêmica, os representantes que não se conhecem, nem conhecem a história do constelado, sentem as sensações e emoções que fazem parte das dinâmicas trazidas pelo constelado que busca entender mais profundamente seus problemas.
Esse é um fenômeno surpreendente, observado diariamente em centenas e milhares de constelações feitas em todo o mundo, nas áreas da saúde, no judiciário, na pedagogia e demais campos das humanidades.

Hipóteses a respeito desse fenômeno têm sido levantadas baseadas em diversos pensadores e tradições, como Rupert Sheldrake que aprofundou a teoria dos "Campos Morfogenéticos", o Akasha da tradição Vedanta, e o Inconsciente Coletivo de Jung, e a teoria holográfica, dentre outros.

Carl Gustav Jung, psicoterapeuta, primeiramente discípulo e contemporâneo de Freud e após "dissidente" da psicanálise e criador da Psicologia Analítica, distingue diferentes camadas do inconsciente coletivo: inicialmente, o inconsciente coletivo familiar, depois o inconsciente coletivo do grupo étnico e cultural e, por fim, o inconsciente coletivo primordial onde se encontra tudo que é comum à humanidade como o medo do escuro e o instinto de sobrevivência. Segundo Jung, o inconsciente coletivo supõe, entre outros, uma certa transmissão inconsciente. No seu livro autobiográfico, "Ma vie, souvenirs, rêves et pensées" (título em português: Memórias, Sonhos e Reflexões), Carl Gustav Jung traz reflexões e afirmações que o tornam provavelmente o precursor da psicogenealogia que embasa os fenômenos transgeracionais.

"Enquanto eu trabalhava a minha árvore genealógica, entendi a estranha comunidade de destino que me liga aos meus antepassados. Tive fortemente o sentimento de estar sob a influência de coisas ou de problemas que foram deixados incompletos ou sem resposta pelos meus pais, pelos meus avós e pelos meus antepassados.
Me parece que frequentemente existem na família um karma impessoal transmitido pelos pais aos filhos.
Eu sempre pensei que também deveria responder às perguntas que o destino tinha colocado aos meus antepassados e as quais, eles não tinham conseguido encontrar nenhuma resposta, ou que eu também deveria resolver ou simplesmente continuar a ocupar-me dos problemas que em épocas anteriores deixaram em suspenso.
A psicoterapia ainda não se deu conta desta circunstância".
Psicoterapeuta italiana Maura Saita Ravizza - texto adaptado do seu livro virtual Jung, Psicogenealogia e Constelações Familiares que pode ser adquirido no site Interação Sistêmica.

Ao refletirmos e nos debruçarmos em ambos os textos, podemos perceber com interesse as interfaces entre o entendimento de Jung e o conhecimento das constelações sistêmicas que nos foi legado por Bert Hellinger, e veio através de sua própria leitura e elaboração dos trabalhos de Moreno, criador do Psicodrama; de Virginia Satir, da Terapia Familiar, de Milton Erickson, criador da hipnose moderna e vários outros.

O campo sistêmico nos revela fenomenologicamente a cada constelação os emaranhamentos e dinâmicas transgeracionais, comprovados através de diversos estudos e pesquisas científicas sobre a transmissão epigenética transgeracional dos traumas, ampliando os tradicionais conhecimentos das diversas abordagens psicoterapêuticas, de diversos pensadores como Freud, Jung, Heiddeger da Daseinanalyse, Pearls da Gestalt, Groddeck da Psicossomática e outros brilhantes cientistas da mente humana.

Como já disse uma vez Bert Hellinger, as constelações familiares, assim como o conhecimento, não têm dono.

Todos nós estamos a serviço e através de nossas práticas agregamos com dedicação e amor ao campo das constelações, assumindo imensa responsabilidade, que certamente nos será cobrada pela Vida!

Roberto Debski
Médico, psicólogo e facilitador em constelações sistêmicas

https://www.facebook.com/debskiroberto/

Texto Revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 40


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Roberto Debski   
O Dr. Roberto é médico (CRM SP 58806) especialista em Acupuntura, Homeopatia e tem formação em Medicina Ortomolecular. Também é psicólogo (CRP 06/84803), Coach e Master Trainer em Programação Neuro-Linguistica. Formador e facilitador em Constelações Familiares Sistêmicas Acompanhe nossos próximos eventos! https://www.facebook.com/debskiroberto/
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa