Menu

Criar novas lembranças!

Atualizado dia 10/19/2014 11:07:24 AM em Psicologia
por Paulo Salvio Antolini


Facebook   E-mail   Whatsapp

Não sou o dono do título. Eu não o criei, ao contrário, ouvi em um filme que não sei o nome. A TV estava ligada apenas para dar som ao ambiente. Eu fazia outras coisas, ao passar perto foi quando escutei. Portanto, o crédito pertence a alguém que não eu.
Foi tão marcante que parei o que estava fazendo e me dediquei a refletir sobre isso: “Criar novas lembranças”!
O que são lembranças? O Michaelis nos traz “Memória. Recordação que a memória conserva por certo tempo. A faculdade da memória.” Enfim, registros de experiências e fatos vividos e que já se foram. Portanto, lembranças são as recordações destes fatos, experiências, sentimentos já vividos e pertencentes ao nosso passado.
A quantidade de pessoas que vivem apenas de suas lembranças e que normalmente são lembranças infelizes é muito grande. Mesmo lembranças boas são vividas nostalgicamente, preenchendo a falta de bons momentos atuais.
Deixar o passado para traz e criar novas lembranças, viver hoje momentos que em nosso amanhã poderão ser lembrados com alegria e bem querer, fazendo com que nos motivemos a continuar, transformando hoje o nosso amanhã. Desprendimento, tal qual o que precisamos para perdoar. Desprender-nos do que ou de quem nos machucou é o caminho para uma nova forma de perceber nosso dia-a-dia.
Mudar, eis a palavra-chave. Mudar a forma de olhar as pessoas, o que acontece, o que está por vir. Deixar não só o passado para traz, mas também o negativismo que rege o comportamento.
Olhem para aquela senhora que, com os filhos já criados e estabelecidos, o marido aposentado e com todos os anos de convivência, permanece amoroso e solicito, netos lindos e saudáveis, mas ela só consegue “ver e viver” a artrite que lhe faz ter um incomodo que deixa de existir quando se medica. A vida para ela está na constante lembrança da “dor”, dor que é eliminada com o medicamento de controle. Todo o restante é como se não valesse nada.
O empresário que fechou um grande negócio. O contrato é extremamente rentável, porém trabalhoso na administração dos recursos que irão ser utilizados em sua realização. O tempo todo ele fica a citar o projeto que não foi tão bem sucedido porque seu antigo gerente não tomou cuidados trabalhistas, gerando na época um custo adicional e desnecessário, se bem cuidado.
As recordações de experiências negativas passadas só são úteis para evitar repetições dos mesmos erros ou descuidos. A citação constante de uma experiência não bem sucedida só serve para desestimular as pessoas envolvidas.
Não se muda uma forma de ser pensando e agindo da mesma maneira que antes. Há algum tempo uma cliente me disse: “Vou me esforçar para não mais dar importância às coisas ruins que me acontecem, só vou valorizar o que for bom”. Esta cliente tinha um histórico realmente dramático, com muitos obstáculos, muitos transtornos de saúde física, além de um relacionamento infeliz. As dificuldades continuavam a acontecer em sua vida, mas ela usava seu horário para junto comigo, refletir nas coisas boas que pudessem estar acontecendo. Em vários momentos suas lágrimas davam vazão às dores de ter tão pouco a comemorar, mas ela havia se proposto realmente a mudar sua vida. Pois não demorou muito para que as coisas começassem a mudar. Começou pela mudança de amizades, pois as antigas queriam continuar a viverem apenas negatividades. Pessoas com “melhor astral” se aproximaram. Soluções que antes não eram vistas começaram a ser percebidas. Ela começou a se sentir mais “leve”, as dores do corpo, causadas pela constante tensão diminuíram. Um dia me disse: “Hoje já sou feliz”. Relatou que sua maior dificuldade foi mudar seus pensamentos, pois sempre vinham “os antigos”, os que traziam desgraças, tristezas, dores, fracassos, etc. Quando algo ruim lhe acontece, ela procura lidar rapidamente com isso e já voltar-se para as coisas boas que lhes cercam.
“Pare de sofrer com o que já foi. Crie hoje novas lembranças”! Está foi a frase que ouvi e que deu origem a esse artigo.

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 8


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Paulo Salvio Antolini   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa