Menu

Cuidando de mim!!!

Atualizado dia 4/7/2010 11:07:46 AM em Psicologia
por Iole Maria Bonetti


Facebook   E-mail   Whatsapp

Hoje eu quero falar das dificuldades relacionadas à falta de tempo.

Ouço muitas pessoas reclamando o tempo todo do trabalho excessivo, da falta de tempo para brincar com os filhos, namorar, passear, curtir a vida. E a desculpa mais utilizada em nosso cotidiano é: "tenho de trabalhar... às vezes 8, 10 ou 12 horas por dia e quando chego em casa estou exausto(a), sem ânimo".

Hoje se faz muito mais coisas em um dia do que se fazia há séculos atrás, o corre-corre diário, os compromissos assumidos, a busca para sobreviver, a competitividade, a ganância e a necessidade de se trabalhar muito fazem das 24 horas insuficientes para que cheguemos ao final do dia e possamos dizer: "fiz tudo que gostaria!"

A tentativa é de arrumarmos um jeito de "ganharmos tempo"; ou dormindo menos, ou se alimentando rapidamente; chegando até a comentários improváveis como: "o dia deveria ter mais horas pra dar tempo de fazermos tudo!!!"

E você, também sofre disso?

Encontrar o equilíbrio para dar conta dos compromissos e viver momentos de plenitude requer muito mais do que uma agenda organizada. Exige a disciplina e a coragem de olharmos para dentro de nós e avaliarmos o que realmente podemos e queremos fazer com nosso tempo.

Ou paramos para essa avaliação em busca de nossas prioridades ou passamos a vida correndo atrás de tempo para as tarefas e rotina que exigem tanto de nós e que, na grande maioria das vezes, não significam a nossa realização.

Muitas vezes, cinco minutos vividos com intensidade e plenitude podem representar muito mais do que cinco anos vividos de forma vazia. Então, o tempo que oferecemos para nós e para as outras pessoas deve ser dimensionado pela qualidade e não pela quantidade.

Foi pensando nisso e também numa forma de aproveitar melhor o meu tempo que encontrei o livro de Spencer Johnson - Um minuto para mim - mesmo autor de Quem mexeu no meu queijo.

Ele sugere, inicialmente, que reservemos apenas "um minuto" de nosso dia para pararmos e refletirmos como poderíamos cuidar melhor de nós mesmos.

Para este momento ele propõe que nos façamos a seguinte pergunta: Há neste exato momento uma maneira melhor de eu cuidar de mim mesmo?

A resposta a essa questão depende de cada um, é extremamente pessoal. Não importa qual seja a sua atitude: mudar o caminho de ida ao trabalho; tomar um sorvete; sair da rotina e em vez de ir almoçar, resolver fazer um passeio; comprar um presente pra si mesmo; parar e conversar com um amigo na rua, etc.

A idéia principal é de que "Quanto mais cuido bem de mim mesmo, menos ressentimentos e raiva sinto e mais carinhoso me torno comigo mesmo e com os demais". E continua: "Em um minuto posso mudar minha atitude, e nesse minuto posso mudar todo o meu dia".

A melhor coisa a fazer na vida é Simplificá-la; descobrir pequenas atitudes no dia-a-dia que tragam momentos de prazer para si mesmo, ou posso dizer, momentos de felicidade.

O interessante é que por ser uma atividade que dá prazer, as pessoas passam a fazer vários momentos de 1 minuto no seu dia-a-dia, o que torna o dia agradável e prazeroso.

Quanto mais me cuido mais gosto de mim mesmo e, por conseqüência, mais gosto do outro que está a meu lado.

O que você acha? Que tal tentar e ver o que acontece? 



Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 8


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Iole Maria Bonetti   
Psicologa/Psicanalista Tels: 11 963439030
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa