Menu

Dar cor à vida!

Atualizado dia 10/22/2017 12:44:37 PM em Psicologia
por Paulo Salvio Antolini


Facebook   E-mail   Whatsapp

Ela estava radiante. Dia nublado, ameaça de chuva muito em breve, iria alcançá-la enquanto ainda estava na rua. Sua saída tinha sido para resolver um problema em sua conta bancária. Haviam cometido um erro de lançamento que zerou seu saldo, deixando-o devedor.
Gastou grande parte da manhã cuidando disso. Demorou para seu gerente aceitar que poderia ser um erro do banco e procurar o que realmente tinha acontecido. Ela relatou que ainda sentiu certa dó do mesmo, pois estava inconformado com sua queixa. Somente após alguns reiterados pedidos, para que examinasse melhor os lançamentos, ele se dignou a fazê-lo. Descobriu o erro e muito constrangido se desculpou, pelo banco e por ele mesmo, por não ter acreditado nela desde o começo.
Seu relato, contando o quanto chegou encharcada em casa e rindo, foi admirável.
Em nenhum momento demonstrou preocupação com o ocorrido. Questionada, ela disse que sabia estar correta e que isso seria corrigido. Sobre os contratempos que esse erro acarretou, ela também disse que não adiantava ficar se lamentando, reclamando, então, no dia seguinte iria cuidar disso, não deixando que interferisse em seu bem-estar. Estava focada em organizar a festa de aniversário de sua filha. Seria surpresa, então, não podia deixar com que ela percebesse.

Para muitos é inconcebível estar radiante em dia nublado e com chuva, tendo se molhado todo e com mais um problema bancário. Para esses, mesmo um dia ensolarado é um dia sem cor.
Quantas vezes você percebe a cor do céu quando se levanta? As cores das casas, das plantas, das vestimentas das pessoas? Algumas pessoas a quem foi perguntado sobre isso responderam “que diferença isso faz no meu dia a dia, o que isso irá contribuir para eu resolver meus problemas?”.

Aquela senhora que se banhou em chuva, mas não só, pois se banha de otimismo e cores todos os dias, ela sabe muito bem o quanto a forma de olhar a vida contribui para o dia a dia. Já falamos que sempre haverão problemas para serem resolvidos. Sempre. Ela pertence ao time dos que entendem e aceitam isso, olhando com naturalidade a existência de obstáculos a serem ultrapassados e, portanto, podendo dedicar sua vida às coisas boas que a vida tem, e como ela diz, “se não tem, eu construo”.

O título deste texto foi uma citação sua. “Dar cor à vida!”. Ela diz que diariamente nos é entregue uma folha com desenhos para serem coloridos. Com pequenas mudanças, os desenhos são semelhantes para todos. As cores e tons que serão usados para colori-los é que faz toda a diferença.

Lembrei-me de Dona Jandira, senhora de quase sessenta anos e que sempre se vestiu de preto e cinza, só variava os tons. Um dia sua nora deu-lhe várias blusas de cores mais vivas. Ela inicialmente se estranhou muito usando essas roupas, mas percebeu uma mudança interna, descobriu uma energia que não sentia antes, e tudo ficou mais alegre em sua vida. Descobriu que com seu sorriso estampado, as pessoas que a cercam passaram também a serem mais amistosas e carinhosas.

Para os que não acreditam que situações externas possam alterar o estado de humor, basta se imaginarem em dois ambientes distintos: o primeiro desarrumado e em penumbra. O segundo com tudo organizado, boa iluminação e ventilação. Qual é o mais aconchegante? Em qual deles você quer permanecer? Feita sua escolha, pegue os pinceis da vida e comece a colorir sua “novas páginas” e daqui para frente, não deixe que falte cor, seja em que situação for.

Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstar Avaliação: 2 | Votos: 226


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Paulo Salvio Antolini   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa