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Depressão: como enxergar uma saída para os problemas

Depressão: como enxergar uma saída para os problemas

por ROBERTO DANTAS
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Quando uma pessoa está deprimida, se vê em um emaranhado no qual não consegue enxergar com clareza os problemas que parecem insolúveis. E assim, ela vai se esquivando, se isolando e não tendo forças para resolvê-los nem sequer uma saída para isso, acaba assumindo aos poucos uma atitude de "desistência" para com a vida.

Além de não ter energia, é fato que uma outra pessoa que olhe a situação "de fora", de outra perspectiva, poderá enxergar saídas e isso explica a incompreensão vivida pela pessoa deprimida que é incompreendida pelos familiares.

O indivíduo que não vivencia (ou nunca vivenciou) a experiência da Depressão, não compreende como a pessoa não consegue resolver problemas que para ele são simples e, no intuito de ajudar, acaba dizendo coisas que, ao contrário, ajuda a gerar mais culpa, incompreensão e insegurança na pessoa deprimida:
"Olhe, faça assim, assim, que melhora..." (como se fosse fácil)
"Quando eu estou assim, faço tal coisa e fico bem..." ( para ele é fácil)
"Saia disso, você é forte, tem pessoas com problemas muito piores que o seu..." (culpa, incapacidade, incompreensão)

A pessoa deprimida realmente não enxerga uma saída para a situação, pois está dentro de um contexto pessoal que a mantém no quadro.

Se você tem Depressão e se identifica com o que relatei acima, dependendo do grau de seu caso, pode experimentar um exercício.
Proponho que você saia de seu contexto para enxergar o problema de um ângulo diferente. Pode parecer uma ideia simples, mas acredite, funciona.

Procure um lugar bem longe de sua casa, um parque, uma biblioteca, uma praça, um local onde você possa ficar um pouco sozinho e sossegado, que não tenha muita gente, muito movimento. Leve um caderno consigo.

Pense nos problemas e procure ver como eles se mostram diferentes quando você está fora do seu contexto vivencial.

Procure anotar saídas possíveis, atitudes que você possa tomar quando retornar para amenizar os problemas e assim sentir-se melhor.

Você pode pensar que não precisa sair de casa para fazer isso, mas acredite, sair de seu contexto, muda tudo!

De preferência, anote também datas específicas para cada ação.

Ao retornar, mantenha a ideia de cumprir tudo o que planejou.

Sabemos que em alguns casos mais graves esses procedimentos são difíceis de se realizar sem um apoio psicoterápico.

Se no seu caso você conseguir algum sucesso já será positivo.



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Atualizado em 01/03/2019

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