Menu

Depressão, desgaste nas relações interpessoais

Atualizado dia 7/15/2011 3:04:24 PM em Psicologia
por Grupo Psicon


Facebook   E-mail   Whatsapp

A depressão é uma doença que arruína a vida de quem a possui, embora ainda muitos não acreditem que ela exista.
Hoje os sintomas de quem sofre depressão, aparentemente, não são mais nenhuma novidade. O rebaixamento do humor com tristeza, a falta de interesse ou foco, choros repetitivos, entre outros, são facilmente identificáveis por qualquer pessoa. Um profissional capacitado tem grande importância neste diagnóstico, pois consegue detectar esta patologia através da observação, onde relaciona um comportamento, pensamento, sentimento como a expressão do indivíduo através dos sintomas da tríade, sentimento moral, inibição global e estreitamento vivencial.
A depressão pode se camuflar muitas vezes, sob um comportamento irritadiço, revoltado, tendencioso a explosões e sempre culpar o outro por frustrações que o indivíduo depressivo possui em dado momento.

Freqüentemente os pensamentos, a concentração e a tomada de decisões são prejudicados nesta situação em que a pessoa se encontra. Muitas vezes a falta ou aumento do sono, também aparecem como característica da depressão. Também a culpa presente, por não achar-se capaz de sanar conflitos de situações passadas.
Em um quadro depressivo, a energia vital está em baixa, o amor próprio e auto-estima, estão muito prejudicados.
O que posso dar ao outro se não dou a mim mesmo?

Segundo Dr. Xavier Amador (escritor do livro Depressão e Relacionamentos Pessoais. Fonte: NAMIs 2002 Advocate) um casamento em que um dos parceiros está com depressão, tem nove vezes mais propensão de acabar, do que um onde não exista.
A relação íntima é mais estressante e conflituosa. E a libido é modificada por causa do estado depressivo. Quanto mais se agrava o quadro, maior o prejuízo na sexualidade. Esta baixa leva o parceiro (a) não sentir-se mais um foco de atração, levando-o à acreditar que não é mais amado.

Ou então a pessoa quando está só, não busca novas possibilidades devido à baixa libido e auto-estima.
Pesquisas indicam há mais de 30 anos que pessoas que sofrem de depressão são menos satisfeitas com seus relacionamentos românticos. Um estudo conjunto de duas pesquisadoras, Lyne Knobloch-Fedders, da Universidade Northwestern, e sua irmã Leanne, da Universidade de Illionois, procura mostrar como a incerteza relacional pode trazer explicações para esses dois problemas associados, a depressão e a insatisfação nos relacionamentos afetivos. "Pessoas que sofrem com os sintomas da depressão acabam tendo mais questionamentos sobre suas relações emocionais, o que pode levar a uma menor satisfação", dizem as pesquisadoras. "Se encontramos meios de lidar com as incertezas do relacionamento, isso pode aliviar a depressão e, conseqüentemente, deixar a relação mais leve de uma forma geral", completam. Isso quebraria o círculo vicioso que se instalaria com as incertezas relacionais e proporcionaria uma maior sensação de bem-estar com informações da The Family Institute at Northwestern University
A depressão leva famílias e companheiros há um grande desgaste, pela insistência do estado de humor problemático pelo depressivo. O que os faz sentir frustrados e impotentes na maioria das vezes.
Com tantas dificuldades como esta pessoa pode viver as relações interpessoais de forma saudável?
A qualidade de vida emocional depende exclusivamente da satisfação pessoal, como me relaciono comigo mesmo, me relaciono com o outro.
Para se ter a idéia de felicidade, os sentimentos devem ser aqueles que eu gostaria de sentir no aqui e agora.
Para que tenha qualidade de vida emocional, é preciso que eu viva com satisfação e bem estar.

Se a busca de um profissional capacitado for realizada, a vida poderá se normalizar e com isto todos ganharão. O indivíduo e suas relações interpessoais.

Silvia Ligabue
Psicóloga clinica e Consultora em qualidade de vida no trabalho
Caching em Bem estar
[email protected]
11 2865-4845/9129-6351

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 20


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Grupo Psicon   
Curso: Coaching em Bem estar pela Real Balance Global Wellness Services; 2010- Gestão em Qualidade de vida no trabalho;2009 ABQV/FIA Curso de atualização em Promoção da Saúde – Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP –2008; Participação em Congressos e Workshops e Grupos com temas em Qualidade de Vida – desde 2005 até o presente mome
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa