Autoconhecimento Autoajuda e Espiritualidade
 
auravide auravide
Home > Psicologia
Desesperança!

Desesperança!

por Paulo Salvio Antolini
Facebook   E-mail   Whatsapp


Tenho observado em uma grande parte da população um estado quase permanente de desesperança. O termo significa “ausência ou perda de esperança, desesperação, desespero”! Eis a definição do Michaelis.
Posso começar dizendo que tal fato se deve principalmente pelo afastamento das pessoas de seus próprios valores e as causas disso são várias, porém, principalmente por se deixarem influenciar pelo bombardeio de informações que, em sua grande maioria, são falsas. As famosas “Fake News”.

Quando uma mentira é repetida muitas vezes pela pessoa, após algum tempo ela própria passa a acreditar, como se fosse uma verdade. Pois a mentira então passa a ser verdade para ela. O cérebro humano em suas construções mentais faz do falso pensamento uma colcha de retalhos de tal forma que encontra alicerce sobre “as águas”.
Sim, nosso cérebro pode ser o nosso pior inimigo. O pensar, atribuído ainda apenas à espécie humana, é a capacidade de raciocinar utilizando de seus conhecimentos, fatos e poder investigativo, podendo assim também deduzir. Se as bases para o pensamento são falsas, todas as conclusões também o serão, pois não se sustentarão.

Com a multiplicação exponencial dos meios de informação e, com o poder de qualquer pessoa dela se utilizar para alimentá-la com suas ideias e pareceres, já não mais existe nesses meios um filtro do que é divulgado. E nós? Em grande número de pessoas, o próprio filtro foi destruído pelo bombardeamento de que não sabemos nada. Eis mais uma mentira.
Você acredita que não sabe nada? Quando recebe uma informação você tem o hábito de questioná-la e compará-la com suas experiências, seus valores, assim como verificar os resultados, as consequências do que está sendo dito?
Pois aí está o terreno fértil para que sua vida vire um inferno de conflitos.

Quando falamos em perda de esperança, estamos falando da diminuição do estado de FÉ que existe em nós. Vamos deixando de acreditar no que somos ou sabemos e, mais do que isto, acreditar que existe uma Força Maior que age infinitamente em direção à construção harmoniosa deste universo em que vivemos.

E é exatamente isso que algumas mentes privilegiadas querem que acreditemos, que tudo está errado e que eles sim, trazem a verdade e a salvação. Ter a habilidade de usar a palavra não significa que seu comportamento expresse a verdade. Nosso povo está se afastando do uso do “cuidado”, em todos os sentidos.

Vai sentindo como se suas forças estivessem se esvaindo, pois se afastaram de suas próprias fontes de energia, se afastaram de suas capacidades de refletirem, tirarem suas próprias conclusões e se posicionarem coerentemente, sem medo daqueles que tentam dominá-las.
Crer em discursos vazios de resultados coerentes e que pregam que tudo será mais fácil, faz com que as pessoas se sintam umas incompetentes, pois seguem o que é pregado, mas não recolhem o que é prometido. É como se não fossem merecedoras.

Voltem às suas origens! Exercitem sua FÉ! Nada é “de graça”! Lutem pelo que acreditam de fato. Retomar suas verdades. Eis o caminho!
Texto Revisado

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   horoscopo




Gostou deste Artigo?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1
Atualizado em 10/03/2019

Veja também
artigo A resiliência pode ajudá-lo a superar a crise
artigo Só o agora importa
artigo Você sabe quem é quem na trama familiar da mãe abusiva?
artigo Coração Ardente

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.




horoscopo


auravide

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2020 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa