Menu

DESORDEM INTERIOR?!

Atualizado dia 8/8/2008 9:13:20 AM em Psicologia
por Silvana Lance Anaya


Facebook   E-mail   Whatsapp

Quantas vezes olhamos pelos cantos e armários e nos deparamos com diversas coisas que temos que colocar em ordem ou nos desfazer? E por não sabermos bem o quê e como fazer ou ainda, quando o desânimo vence, lá elas continuam, amontoando-se e causando uma incômoda desordem! É assim também quando dentro de nós acumulamos sentimentos inúteis, muitos deles com incômodas arestas a nos ferir. Amargas lembranças que ainda nos sufocam camufladas em gavetas secretas e armários bem fechados, ocupando espaços preciosos, nos fazendo seguir pela vida afora arrastando detritos de mágoa, raiva, culpa e outros sentimentos que nem sabemos ao certo porque ainda se encontram lá, mas que desconfiamos o que está nos causando, além de limitar nossas vidas!

Escancarar os armários e gavetas dos sentimentos é doloroso, pois temos que nos deparar com lembranças que nos magoaram e até nos dilaceraram, mas assim como a chuva que lava o solo e permite que novas sementes germinem, temos que nos preparar para enfrentar a tristeza, o choro, a saudade e até mesmo o surpreendente riso que vem com elas. É assim que crescemos e abrimos espaço para que sentimentos bons possam circular!

A princípio, remexer espaços pode causar uma sensação de desordem, mas aos poucos vamos perceber que o que parece desordem é apenas o prelúdio de uma nova ordem. Pensamentos positivos podem ajudar nessa tarefa, mas é preciso um primeiro impulso forte o suficiente, juntamente com uma firme decisão de mudança impulsionando a ação; do contrário esse espaço interior poderá ficar inutilizado juntamente com tesouros escondidos em meio a ilusões e ressentimentos, permitindo que sentimentos maravilhosos permaneçam amarrotados, embotados e amontoados junto ao lixo das mágoas, prejudicando nossa visão do mundo, das pessoas e de nós mesmos.

Não precisamos esquecer o passado, mas dele deixar apenas que as boas lembranças e a aprendizagem nos influenciem. Não podemos nos permitir seguir como abutres pela vida afora arrastando as carcaças da amargura e portando-nos como seres magoados, ofendidos, lamentosos e perturbados! Temos que nos libertar desses sentimentos inúteis que nos fazem habitar os calabouços da existência e viver de migalhas na escuridão!

É preciso coragem e flexibilidade para abrir as portas e as janelas da alma para assim receber um vento novo em nosso mundo de sentimentos permitindo que a luz da consciência, compreensão e perdão entrem, nos fazendo enxergar com mais clareza, permitindo também que nos encontremos ali, o que no meio da bagunça fica difícil! E quando essa desordem interior é muito expressiva, ela pode ainda se refletir externamente acenando como um pedido de ajuda, contribuindo assim para que as pessoas ao redor, na tentativa de auxílio, provoquem ainda mais desordem!

A vida é uma experiência gratificante e certamente nos surpreenderemos com a capacidade de criatividade e resolução se nos permitirmos novas tentativas e desafios. É preciso sentir, digerir e liberar sentimentos quando necessário para, então, aprendermos a dominar nosso interior. Mudar é possível e aceitar o fato de que tudo muda, inclusive nós mesmos, torna o processo mais simples abrindo também espaço para o novo.

Mas, e quanto aos problemas? Eles sempre vão existir, mas não para servirem de entraves e sim para serem aceitos como lições e desafios a nos impulsionar para o amadurecimento!

Um dos grandes milagres da vida é que podemos sempre apreender e recomeçar, não importa onde tenhamos parado. A cada momento existe a possibilidade de escolhermos um novo caminho e escrever uma nova história onde somos imprescindíveis e insubstituíveis, mas precisamos assumir a responsabilidade de cuidar de nosso ser e estarmos presentes enquanto a vida acontece!

Então, por que não começar agora?

"Todas as flores do futuro estão nas sementes de hoje."
Provérbio Chinês

"É preciso viver, não apenas existir."
Plutarco

"Aprendi com a primavera a deixar-me cortar e voltar sempre inteira."
Cecília Meireles

Silvana Lance Anaya
Psicanalista

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 44


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Silvana Lance Anaya   
Silvana Lance é Psicanalista e Psicoterapeuta Especialista em Psicodrama Clínico - Pós-Graduada em Teoria Psicanalítica, membro fundadora da SODHEP - Soc. Desenv. Humano e Estudos Psicanalíticos - / Jornalista Mtb 75200/SP atendimento: consultório particular/SBCampo www.clinicapsicabc.com.br - facebook.com/clinicapsicabc
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa