Menu

Despertar

Atualizado dia 6/9/2014 1:21:13 PM em Psicologia
por Paulo Tavarez


Facebook   E-mail   Whatsapp

"O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente".
(Fernando Pessoa)


Pois é meus amigos, genial esse Fernando Pessoa, pois é exatamente isso que fazemos: criamos através de ilusões e fingimentos toda a nossa realidade. Montamos uma psicosfera que vai aos poucos se manifestando, justamente para nos acomodar de forma confortável em uma mundo de total ilusão. Criamos máscaras para nos relacionarmos com o mundo e essas máscaras acabam se ajustando perfeitamente ao nosso ser, ao ponto de perdemos completamente a noção de quem realmente somos.

No fundo, somos todos esquizofrênicos.
Isso ocorre através da ação do pensamento. Como é forte o poder do pensamento, principalmente quando ele está abastecido de combustíveis emocionais e afetivos. Como seria bom se pudéssemos nos livrar de toda essa construção desajustada do nosso ser e viver na plenitude da consciência.
Poucos no mundo entendem o que Jesus quis dizer com essas palavras: "Quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la".
A vida citada pelo mestre é justamente essa que conhecemos, a vida fictícia que vivemos, uma vida de mentirinha, uma máscara que usamos e que se confunde com a nossa própria essência.

Toda a nossa realidade foi criada a partir de escolhas e crenças que fomos adotando, valores que fomos positivando em nosso programa mental-emocional, justamente, por nos trazerem segurança.

Estamos vivendo um momento de despertar, precisamos assumir responsabilidades, parar com essa criancice, com esse vitimismo, é tempo de travessia, de mudança e de uma transformação profunda desta nossa condição estática.

Rousseau estava errado, não devemos culpar a sociedade, não é ela que nos corrompe, o exterior apenas abre as portas do nosso interior, tudo que nos incomoda já estava escondido nas gavetas de nossas almas; os eventos apenas ajudam a trazermos todo esse lixo pra fora.

Vivemos dentro de uma constelação absurda de problemas que nós mesmos criamos e quando não conseguimos nos desvencilhar deles, nos fazemos de vítimas; procuramos culpados, nos revoltamos e mergulhamos nas sombras mais profundas da própria ignorância. Exatamente onde há choro e ranger de dentes.

A dor que sentimos é apenas o resultado de nossas escolhas, pois foram essas escolhas que criaram esse programa. Entretanto, assim como programamos nossas mazelas, também podemos nos reprogramar com novos pensamentos, novas crenças e principalmente com novas atitudes.

"Vamos, não chores.
A infância está perdida.
A mocidade está perdida.
Mas a vida não se perdeu".
(Drummond)

Realmente, a vida nunca estará perdida, posto que somos eternos, mas as construções transitórias e impermanentes da consciência precisam se render aos mecanismos da evolução, precisam ser destruídas como tudo aquilo que nos ancora nessa ficção.

"Dorme meu filho".


Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 11


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Paulo Tavarez   
Conheça meu artigos: Terapeuta Holístico, Palestrante, Psicapômetra, Instrutor de Yoga, Pesquisador, escritor, nada disso me define. Eu sou o que Eu sou! Whatsupp (só para mensagens): 11-94074-1972
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa