Menu

E Pensar!

Atualizado dia 3/24/2014 12:49:11 AM em Psicologia
por Cássia Marina Moreira


Facebook   E-mail   Whatsapp

...“que ele fez tudo isso só com lápis de cor”...

Foi tão engraçadinho a emoção da menina ao constatar que Cândido Portinari havia pintado uma enorme coleção sobre Dom Quixote simplesmente com uma caixa de lápis de cor.
“A vida sempre encontra um jeito”, já escrevi sobre isso em um texto há um tempo atrás e esta história é só mais uma delas e vem para corroborar o que na verdade todos já sabemos.

Cândido Portinari teve problemas com as tintas depois de tanto usá-las e sua paixão: "terei de ser abandonada ou terei de ser corajosamente transformada em algo onde pudesse continuar realizando com prazer sua arte".
A coragem uniu-se à criatividade e, para nosso deleite e sorte, este grande artista deu continuidade aos seus trabalhos. Uma exposição inédita que agora poderemos ver, bem... espero, no momento estar em Belo Horizonte. Trata-se da coleção de um mecenas que finalmente liberou para que todos possamos dar uma olhadinha. E lá estão os desenhos a lápis de cor que ainda não foram vistos, por aqui.

A mesma história de mudança “quase radical” a vida conta na do hoje maestro João Carlos Martins. Pianista afamado e premiadíssimo principalmente como exímio e premiado pianista de Bach, João Carlos Martins viu-se obrigado a optar: ou abdicava da música ou aprendia ainda mais com a vida e com a musicalidade que existe bem dentro dele.

Seu problema de saúde o impediu de tocar piano, então a opção era afastar-se ou adaptar-se à nova situação e transformar-se.
Deu início ao seu aprendizado em maestria e tornou-se o que é hoje, alguém ainda melhor. Construiu uma nova linha de trabalho para si e foi assim que aconteceu... Um certo dia o maestro João Carlos Martins estava na lanchonete de uma faculdade de música quando um jovem violinista veio até ele e pediu emprestado cinco reais para comprar um pão de queijo. Neste mesmo encontro, este talentoso jovem estudante disse que estava pensando seriamente em desistir da música, pois as dificuldades financeiras eram imensas e iriam inviabilizar sua formação como musicista.

Daí surgiu o sonho de criar uma orquestra jovem, o que aconteceu em 2006 com o apoio do Prof. Enio Antunes. Assim nasceu a Bachiana Jovem, carinhosamente chamada Bachianinha, formada por 50 jovens talentos da música erudita, todos estagiários da Fundação e pertencentes a diversas classes sociais. No início de nossas atividades, contamos com o apoio fundamental do Toca Atitude, projeto do Instituto Votorantim. O programa de estágio da Fundação prepara seus jovens músicos para o ingresso em orquestras profissionais, apoiando e aprimorando o desenvolvimento de jovens musicistas.

Todos podemos encontrar um viés na nossa própria história e dar um novo começo quando as coisas passam por um contratempo, se assim realmente quisermos, mas no final, é isso que conta, querer continuar em frente. E fazer acontecer, fazer os ajustes necessários que a vida pede, mas continuar na busca, na luta para a realização. Abre-se uma janela quando uma porta se fecha ou vice e versa, dê uma empurrão na sua ... se precisar!

MATURIDADE - é uma formulação que poderá ajudar você a ir superar estes problemas com portas e janelas que abrem e se fecham de repente, vida afora, e requerem mudanças estratégicas de rotas para que tudo continue bem.

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 9


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Cássia Marina Moreira   
Cássia Marina Moreira Psicóloga / Terapeuta Floral - Vibracional Pesquisadora do Sistema das Essências Vibracionais D´Água
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa