auravide auravide

Encarando a tristeza com alegria


Facebook   E-mail   Whatsapp

Um companheiro de senda certa vez me confessou que as pessoas não têm por que se sentirem sozinhas. Ele chegara a essa conclusão ao ler a Bíblia com atenção. O que ele ali percebera é uma presença constante do Criador junto de nós, sendo um amparo no perigo, um orientador para as horas de angústia, uma luz em meio às trevas.
Para além do contexto religioso, existe a espiritualidade que perpassa toda a literatura sagrada do oriente ao ocidente fazendo-nos olhar para dentro de nós em busca das respostas. Mas estamos realmente sabendo fazer as perguntas? É importante mantermos claro o espelho da nossa mente para que possamos, então, refletir a luz que vem da alma, do nosso eu verdadeiro. Essa luz nos impulsiona para a vida, para a alegria, para a felicidade, para a satisfação, para o êxtase de Ser. No entanto, tantas vezes nos deparamos, ao longo da vida, com momentos de tristeza, com sentimentos de arrependimento, de angústia, de culpa. Libertarmo-nos desses sentimentos ditos inferiores é a lição que estamos aqui para aprender.

Aqui se insere a questão das perguntas. Observe o seu estado mental quando estiver sentindo alguma tristeza. Procure nele um ponto de serenidade. Este ponto sempre existe. É nele que vamos focar a pergunta essencial que podemos fazer nesse instante: o que, afinal, pode me causar alegria neste momento? Em que momento de minha vida eu senti um lampejo de alegria que eu gosto de lembrar? O que, aqui e agora, pode corresponder a essa sensação de alegria? A resposta pode ser uma coisa bastante simples, porque a alegria reside justamente na simplicidade. É a atitude de ver tudo como complexo que acaba alimentando sentimentos como a tristeza, a raiva, a mágoa.

Por isso, o paradoxo do título deste artigo. Da mesma forma que existe tristeza em nossa vida, também existe a alegria. Isso é uma questão de olhar e escolher o que queremos sentir. Assim como o medo é uma ferramenta importante em nosso mecanismo de defesa, não podendo, no entanto, transformar-se num obstáculo paralisante em nossa vida, também a tristeza é um sinal para avaliarmos a que realmente estamos dando valor em nossa existência. Onde estamos buscando satisfação? No mundo exterior? Na busca de uma compensação para algo que não estamos enxergando dentro de nós? Então, é preciso colocar mais luz para dentro, iluminar o nosso íntimo para sentirmos a força da vida que está em nós, palpitante, transbordante, expandindo-se em forma de Amor.

Cada um de nós tem um jardim para cultivar. Pode acontecer da terra não estar preparada, de não haver água suficiente e de não sabermos onde estão as sementes. Mas para quem já começou a andar na vereda do conhecimento e já percebeu que a vida é mais do que apenas comer, beber e dormir, contentando-se com o prazer de um dia passageiro, haverá de ir escolhendo a melhor maneira de ir compondo o seu próprio jardim. Saberá esperar pela chuva ou irá em busca de alguém que lhe dê um pouco dágua. Aguardará o momento do plantio e esperará a hora da colheita. Sentirá um sorriso nascendo no canto do lábio quando vir um primeiro raminho rompendo a terra. Encontrará um amigo jardineiro e também se tornará um jardineiro. Construir o próprio jardim é alimentar a vida com ternura.

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 23


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Camilo de Lelis Mendonça Mota   
Terapeuta Holístico, CRT 42617, Psicanalista, Mestre de Reiki, Karuna Reiki, Terapeuta Floral. Atendimento terapêutico em Araruama-RJ, São Pedro da Aldeia-RJ e Saquarema-RJ com hora marcada Tel. (22) 99770-7322. Visite também o site www.camilomota.com.br
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.

Veja também © Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2022 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa