Menu

ENTRE a Cruz e a Espada!

Atualizado dia 10/4/2009 12:40:46 PM em Psicologia
por Cássia Marina Moreira


Facebook   E-mail   Whatsapp


PSIQUIATRIA ou PSICOLOGIA?

Qual o mistério que envolve a figura desta pessoa que trabalha com a psique humana, o médico psiquiatra. Em que pedestal foi colocado? Que poder é este que nele depositamos? Qual valor exagerado lhe foi atribuído que no final acabamos por temê-lo?

Na verdade,  quase nada sabemos a respeito das drogas que são indicadas para os tratamentos da psique, mas o que mais se ouve falar é sobre a tal dependência que estes remédios causam. Não sei ao certo o que mais contribui para que este tipo de pensamento permaneça na moda. Se a atitude ‘inexplicável  dos médicos que não colaboram muito nas explicações sobre a medicação indicada, se a atitude de muitos pacientes que não se conformam de estarem precisando de uma ajuda mais ‘pontual, ou ainda se a somatória destas e outras coisas, como a pressão familiar, o preconceito social e claro o disque-disque nefasto, dos bem menos informados que os médicos, a respeito do quanto estes remédios são nocivos. 

Estar deprimido é um estado psíquico que não está à mostra, diferentemente do pé quebrado e engessado que podemos ver. Ou das cicatrizes da tal operação que foi realizada. Só quem passa por uma depressão ou acompanhou um familiar de perto nesta situação, sabe o que ela realmente é e isto é um fato!

Muitas são as formas de se estar em depressão, parece estranho, mas não é. Ela pode levar uma pessoa a começar a ver a vida em tons de cinza ou preto e branco. Estar apenas sem pique para nada, sem entusiasmo, mesmo para fazer coisas das quais gosta muito. As dores lombares, tendinites podem aparecer como sinal, dores que vão mudando de lugar ou estão pelo corpo todo; a agressividade por vezes toma o lugar da lamúria e do choro fácil, deixando cada vez mais arredia e intolerante aquela pessoa.

A verdade é que cada um é cada um, e por isso mesmo nós adoecemos de formas diferentes, as dores podem ser no mesmo lugar, sintomas podem ser parecidos ou iguais, mas as causas que cada qual tem para adoecer com certeza são somente daquela pessoa, assim sendo nada é exatamente igual.

Este é um dos principais fatores que contribuem para que aquele remédio que a prima da vizinha da minha avó toma não fazer o mesmo efeito para a filha da minha irmã. E não porque o médico não é bom de fato.

Como vencer o medo sem encarar a necessidade do tratamento? Aqui, entra a outra temida, mas nem tanto a figura do psicólogo. Outra profissão com um pedestal a carregar nas costas, diria eu. Sem que isso tenha 1% de verdade. Não temos nenhuma chave da porta de um manicômio guardada conosco. Nosso conhecimento técnico é para ajudar aqueles que sozinhos estão incapacitados de ‘naquele momento encontrar as melhores soluções. Às vezes até mesmo uma indicação para fazer uma consulta com outros profissionais. Nem tudo é só psicológico, acredite!

Muitas vezes desânimos e pouca força de vontade, insônia, tristezas profundas podem estar ligados, por exemplo, a problemas de tireóide - ou não. Mas investigar as causas de se estar assim também faz parte do trabalho da psicologia. Vai além da constatação dos sintomas depressivos, procuramos nos aprofundar nas razões que levaram àquele estado depressivo, que pode vir de uma disfunção glandular. Então, equilibrando o físico podemos começar a pensar de uma forma mais branda sobre o real estado psicológico que induziu esta pessoa a ter uma disfunção na tireóide e assim apresentar um estado depressivo. 

Tentando fugir da cruz, caímos na caldeirinha! Isto é uma dolorosa constatação, contudo, pode ser que não seja tão trágico assim. Estar em psicoterapia é contar com a isenção de preconceitos e ‘achismos; nós, psicólogos aprendemos a não dar opinião sobre as coisas, mas a procurar as medidas cabíveis dentro das diversas matérias médicas para melhor orientar as pessoas que nos procuram.

Então, faça uma reflexão honesta com você primeiro e confie em sua avaliação da sua situação pessoal, e se sentir que precisa de ajuda:- Peça! Metade dos problemas se desfazem assim que entramos em psicoterapia, ou seja, quando finalmente deixamos de pensar que podemos resolver tudo sozinhos. Tentar ser a Mulher Maravilha ou o Super Homem e dar conta de tudo - tem preço, pois a sobrecarga de pensamentos, julgamentos e críticas aos quais fomos induzidos a fazer de nós mesmos durante a vida toda, nos torna carrascos sem visão ou tão condescendentes de nossos problemas que somos incapazes de checá-los com imparcialidade.

Muitas vezes, os livros de auto-ajuda não nos tiram da beira do abismo, porém, conseguem nos mostrar o quão distante nós estamos do equilíbrio. Claro que isto já representa uma grande ajuda, afinal, eles podem nos fazer entender que precisamos de uma orientação que venha de fora neste momento, e que precisa ser mesmo de um profissional.

Se a figura do psicólogo é menos assustadora que do psiquiatra, procure um. Existem muitos e estão por toda parte, ligue pergunte a ele de que maneira ele trabalha, em que linha ele atende, questione o que isto significa se não souber ou achar confuso, faça uma sessão, veja se ‘combina com ele; se ele lhe é simpático, se o local onde trabalha lhe traz bem estar, e por aí afora.

Sem dúvida, entre tantos profissionais da área, você com certeza irá encontrar e escolher um que possa lhe ajudar com seus problemas psíquicos, e  orientá-lo com os demais problemas.

Texto revisado por: Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 8


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Cássia Marina Moreira   
Cássia Marina Moreira Psicóloga / Terapeuta Floral - Vibracional Pesquisadora do Sistema das Essências Vibracionais D´Água
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa