Menu

Escorregando na poça de lama

Atualizado dia 7/29/2008 10:09:00 PM em Psicologia
por Andrea Pavlo


Facebook   E-mail   Whatsapp

Quando eu era criança fui com uma amiguinha da praia pegar madeiras para “construir” a sede de um clubinho. Éramos todas entusiastas de uma idéia “muito boa” de fazer um enorme buraco na rua de terra (areia) ao lado da minha casa e cobrir com madeiras. Claro que um menino não poderia entrar - e um menino também não teria pensado nessa idéia estapafúrdia! - de jeito nenhum, o que deixou todos loucos da vida.
Saímos em nossa empreitada e eu e a tal amiga entramos numa construção abandonada, a fim de achar algumas madeiras. Havia chovido e eu vi, em cima de um monte de areia, um punhado bom de madeiras. Subi mas, quando cheguei lá em cima comecei a afundar. Como havia chovido, a areia estava mole e eu não conseguia sair de lá. Tentei, tentei e quando já havia perdido as esperanças, Vinícius, o filho da vizinha com um ano a mais do que eu, chegou. Ele me puxou com seus “braços fortes” e me tirou do buraco. Lembro-me até hoje do olhar de cuidado que ele me lançou e fui grata pelo resto dos meus dias por ele ter feito aquilo. Mais tarde ele foi o responsável por achar minha irmãzinha perdida, na época com um ano e meio de idade. Ele era o meu herói e, claro, eu era completamente apaixonada por ele!
Hoje me lembrei dessa história quando comecei a me sentir escorregando na lama. Pelo terceiro mês seguido tive o mesmo problema com o cartão de crédito. Eles erram, mandam faturas que não existem e não mandam as que existem e estão tão perdidos como cegos num tiroteio. Eu ligo, eles pedem desculpas e dizem que já foi tudo arrumado e, no mês seguinte, acontece a mesma coisa.
Todo mundo já deve ter sentido isso. Sentido como se estivesse escorregando em cima de um monte de areia. Quando eu, aos oito anos, sentia que meus pés não tinham apoio e eles escorregavam por mais que eu tentasse sair do buraco, me sentia impotente. E hoje, quando descobri novamente o mesmo erro do cartão, me senti igualzinho.
Por que será que alguns problemas simplesmente entram numa roda cíclica de acontecimentos? Por que será que há três meses eu venho passando pela mesma situação? Tudo bem que a empresa de cartão de crédito é uma porcaria e tudo mais, mas porque eles cismaram em arrumar problemas justo comigo? E por que algumas pessoas são assaltadas toda hora e outras não? E por que algumas pessoas só arrumam namorados alcoólatras e outras não? Eu pergunto e eu respondo: energia.
Quando percebi o problema do cartão entrei em pânico. Comecei a pensar nos inúmeros problemas que aquilo poderia me causar, que eu nunca mais seria a mesma e tal, tal, tal. Sei que tenho problemas pessoais com números e com a responsabilidade da parte financeira, coisa que eu trabalho muito nas minhas sessões de meditação. E mesmo mantendo tudo em ordem, essas coisas estão acontecendo.
É incrível como o medo de alguma coisa faz com que aquilo seja atraído para nós. Conheço pessoas que morrem de medo de assalto, e são realmente assaltadas a toda hora. E eu, com meu pânico de faltar dinheiro, tenho problemas justo com isso. Como é forte a parte do Universo que quer nos mostrar as lições que ainda devemos aprender. É incrível!
Acredito que quando eu parar com a paranóia financeira, quando eu parar de acreditar que tenho que agradar todo mundo e ter o suficiente para me sustentar senão serei uma grande porcaria, vou parar de ter esse tipo de problema. A situação é que o meu “encanar” só está atraindo mais problemas, até mesmo onde eles nem existem. Então, qual é a solução para aqueles momentos em que nós sentimos que estamos paradas numa poça, chafurdando na lama, sem conseguirmos sair da situação?
Primeiro, parar de se sentir impotente e se bancar. Pensar “ótimo, se eu for mesmo assaltada vou ficar calma, vou dar o dinheiro pro ladrão e nada de mal vai me acontecer”. Ou “ótimo, se eu tiver problemas financeiros, vou trabalhar e me recuperar e eu não devo nada para ninguém”. Quando nos colocamos do nosso lado, a sensação de impotência com relação à situação acaba. Sentimos-nos impotentes quando achamos, acreditamos, que a solução está nas mãos de outras pessoas que não nós mesmos. E isso, com certeza, não é verdadeiro.
Segundo, não esperar um salvador para a situação. Sim, eu tive o Vinícius naquele monte de areia, mas ele não está mais aqui (ou está do meu lado de dentro). Então, o que preciso fazer é ajeitar um bom pedaço de madeira e ir me arrastando para fora do meu buraco, mesmo que isso me deixe exausta. Sempre dá para sair e, tenho certeza, eu não morreria “afogada” na areia se ele não tivesse chegado. Sei disso agora que minha consciência se deu conta de que eu sempre espero por um salvador para os meus problemas.
Terceiro, entender o padrão que atrai o problema para você. Se você só tem problemas de relacionamento, ou só de dinheiro ou qualquer outra coisa, entenda o quanto aquilo é importante na sua vida e porque os problemas estão se repetindo tanto. Às vezes, por medo de uma outra coisa, acabamos minando nossa vida. Por exemplo, por medo de amar verdadeiramente, só atraímos pessoas comprometidas ou que estão saindo para morar no Amazonas, no meio dos índios. Entende? É um padrão que acaba por se repetir por muitas e muitas vezes e, assim como os sonhos recorrentes, é importantíssimo que prestemos atenção a essas situações.
E, por último, não achar que é o fim do mundo. Entrar no desespero só aumenta a nossa impotência e, aí sim, não conseguiremos fazer nada mesmo com a situação. O melhor é fazer a sua parte e entregar o resto para o Universo. Eu, por exemplo, sei que sairei ilesa da situação do cartão de crédito, mas não quero mais que isso se repita. Para isso vou me trabalhar energeticamente e, claro, ir atrás dos meus direitos de consumidora. Tenho certeza de que depois disso não terá mais telemarketing e nem montinho de areia que me segure!
E você, quais são as poças da sua vida? Hein?

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 21


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Andrea Pavlo   
Psicoterapeuta, taróloga e numeróloga, comecei minhas explorações sobre espiritualidade e autoconhecimento aos 11 anos. Estudei psicologia, publicidade, artes, coaching e várias outras áreas que passam pelo desenvolvimento humano, usando várias técnicas para ajudar as mulheres a se amarem e alcançarem uma vida de deusa.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa