Menu

ESCREVA E VIVA SUA HISTÓRIA DE VIDA

Atualizado dia 12/7/2009 5:25:37 PM em Psicologia
por Lilian Maria Nakhle


Facebook   E-mail   Whatsapp

Muita gente se preocupa com as opiniões dos outros sobre seu comportamento ou atitudes e acaba dando permissão para sua vida ser manipulada. São aqueles que pensam a todo o momento: Como será que o outro me vê?

O que dirá sobre o que fiz? Ele vai me aceitar? Ao esquecer que as emoções dos outros não lhe pertencem, estas pessoas caminham pela vida cheia de culpas, de medos próprios e alheios, pedindo desculpas por qualquer coisa, dependendo da permissão dos outros para prosseguir e mendigando amor e atenção.

Sei que é muito fácil para todos nós percebermos que existem pessoas como descrevi acima, mas é complicado reconhecer que por alguns momentos o mesmo acontece com a gente, ainda que em menor intensidade.
Quantas vezes não nos flagramos com a preocupação da aprovação de nosso parceiro, amigos, filhos, família? É evidente que se durante a infância tivemos pais ausentes e não fomos reconhecidos nem valorizados, ao chegar à idade adulta nos transformamos em pessoas dependentes da aprovação dos outros (codependentes).
É comprovado que a valorização é especialmente importante nas relações familiares, uma vez que a mesma pode marcar positiva ou negativamente um comportamento.

Quando somos crianças, a mensagem mais forte que precisamos receber é que nossos pais estão conosco, que nos amam. Ao adolescer, a mensagem necessária é: Eu acredito em você. Começam os questionamentos e o importante é “provar” se as afirmações recebidas dos pais estão certas.
As mensagens que recebemos de nossos pais quando começamos a tomar nossas próprias decisões e a errar são vitais para sabermos experimentar um fracasso ou erro em nossa vida adulta.
Precisamos lembrar que é errando que se aprende. Valorizar é uma decisão que mantém nossa saúde emocional.

Imagino que você esteja perguntando como deixar de dar poder aos outros, como acreditar mais em si e valorizar-se a cada dia, e posso dizer que apesar de não existir uma receita, é possível nos cercar de amigos, pessoas que confiem em nós, que nos dêem um nível de expectativas extra, além do que possamos receber diariamente, que acreditem e esperem por nossos maiores sucessos. Acreditar em seus sonhos, chutar a culpa para o alto, ter tempo para não fazer nada, aprender a cuidar de si mesmo e principalmente saber dizer os “nãos” que a vida exige (e a todos os que nos cercam), são atitudes básicas que operam milagres em nossa vida, pode acreditar!

Lilian Nakhle Psicopedagogia/Psicopterapia Neuropedagogia (formanda) Atendimento: link liliannakhle.com Escritora: “Anjos não tiram férias” e outros.

Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 8


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Lilian Maria Nakhle   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Psicologia clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa